Sho't Kal Alef 1/72 da ACE
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 28 de Agosto de 2019 20:06

capa

72439

O tanque

No fim dos aos 50 o exército de Israel, que contava até então apenas com o M-50 e o AMX-13 Frances, sentiu a necessidade de um MTB ( Main Battle Tank). Eles então compraram tanques Centurion ingleses que foram rebatizados de Sho´t, palavra em ídiche para tanque. Os Centurions foram modernizados em Israel, sendo a principal modificação a instalação de um novo canhão de 105 mm com maior alcance e precisão. Estes tanques tiveram ótimo desempenho na guerra dos seis dias e depois na guerra do Yom-Kippur. Em 1974 os israelenses resolveram substituir os motores Meteor pelos motores americanos Continental AVDS-1790-2 a diesel, mais modernos e com a vantagem da compatibilidade com os tanques M-48/60, que usavam a mesma motorização. Com esta modificação o nome recebeu o sufixo KAL.

Clipboard02

 

O kit

O kit da ACE tem uma grande quantidade de peças, já que as mesmas arvores são usadas para outras versões. Os detalhes do kit são bons e mostram uma melhora da marca na representação das peças ainda que se possa ver algumas rebarbas e falhas de injeção. Os detalhes da torre e casco são bons, mas apenas a escotilha do comandante pode ser representada aberta. A torre é formada por 5 partes e apesar de isto indicar dificuldades na montagem, eu não tive problemas sérios montando a tore do Centurion Mk.5 da marca, que usa as mesmas peças. Se os detalhes do casco e torre são bons não dá para falar o mesmo das rodas, a representação tem pouca definição e tem desalinhamento nos moldes. As rodas tratoras e tensoras precisam ter retiradas algumas rebarbas em pontos difíceis e é preciso cuidado extra para retirá-las das arvores, aqui tem bastante trabalho para se obter um resultado convincente. Já os detalhes da suspensão são bons ainda que a montagem de algum trabalho. O kit traz as peças para se montar as modificações desta versão em arvores com a identificação IDF, e representa corretamente a cobertura do motor elevada característica desta versão.

ar (1)

 

As esteiras de vinil são bem detalhadas, mas com as limitações deste tipo de material. Ainda que neste caso a esteira não tenha o problema de se fazer o caimento o principal problema aqui e que cada lado é feito por dos seguimentos, uma dificuldade extra para a montagem.

Também em vinil são os cabos de aço, mas nestes os detalhes são pobres e o material não se presta para este tipo de representação. Será preciso fazer alguma substituição para um bom resultado.

 

est (1)

 

 

A folha de decais é bem impressa com filme fino, cores solidas e sem falhas de registro, permitindo fazer as duas versões indicadas no manual. Completa o conjunto uma folha de fotogravados, com grelhas, suportes, montantes e outros detalhes.

pecd (2)

 

O manual é bem impresso, com mapa das arvores, boas ilustrações e com indicação de pintura e colocações dos decais.

man (1)

 

 

 

Conclusão

O kit da ACE oferece alguma limitações de qualidade, por isso não é indicado para iniciantes, mas tem bons detalhes e é o único injetado nesta escala, um modelista experiente vai conseguir um belo modelo.

 

P.S. Como estou montando o Centurion Mk.V da ACE, que é basicamente o mesmo kit, já posso adiantar duas coisas:

1- A torre apesar de feita em múltiplas partes, se montada com cuidado, da um bom resultado final.

mont (1)

 

 

2- As esteiras, em dois segmentos por lado, podem ser unidas usando JET, talvez outra cola liquida também funcione, mas com o JET o material da esteira soldou como se fosse estireno, nem usei os pinos de encaixe que preferi cortar. A união ficou muito resistente permitindo inclusive esticar um pouco a esteira, já fechada, para que se encaixasse na suspensão. Os dois pontos de emenda ficaram totalmente invisíveis.

mont (5)

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review

Banner
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum