Alicates Tamiya 35 e 123
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 14 de Junho de 2019 07:39

capa

 

74035 e 74123

Separar as peças das arvores dos kits é sempre uma tarefa delicada e que pode causar danos, muitas vezes difíceis de serem reparados. Um bom corte também diminui o trabalho de acabamento das peças. Entre os diferentes métodos para se fazer este trabalho está o uso de alicates próprios para o hobby. As características são, a precisão, facilidade de uso devido ao formato apropriado e principalmente a qualidade do corte das lâminas que separam as peças sem danificar o plástico.

Dentre os alicates disponíveis os produtos da Tamiya sempre se destacaram pela ótima qualidade que apresentam e aqui vamos ver dois modelos disponíveis, o 74123, ou simplesmente 123 e o 74035, ou simplesmente 35. Ainda que ambos sejam parecidos, eles têm diferenças tanto no formato das lâminas quando no desempenho do corte.

A35 (1) A123 (1)

 

 

Semelhanças

Ambos são de corte reto, o que significa que as lâminas têm a face de corte plana o que garante um corte bem rente a peça reduzindo ou eliminando a necessidade de lixamento da peça solta. Ambos têm o cabo emborrachado e as lâminas são mantidas abertas por uma mola. Ainda em ambos o fechamento das lâminas é perfeito sem qualquer falha de alinhamento o que garante o bom acabamento do corte

74035
A35 (1)

 

74123
A123 (1)

 

 

 

Diferenças

As diferenças começam pela própria embalagem, no modelo 123 existe a indicação de que é apropriado para cortar peças pequenas enquanto o 35 tem indicação de uso geral. O 123 tem o acabamento em aço escovado brilhante enquanto o 35 tem o acabamento em aço escovado mais escuro. Comparando lado a lado é fácil ver por que o 123 é indicado para peças pequenas, ele tem a ponta mais fina e mais comprida o que facilita o posicionamento em lugares mais confinados, como em geral estão as peças pequenas nas árvores. O 35 por outro lado tem as lâminas mais curtas e espessas, o que o faz mais resistente para cortar partes mais grossas.

 

comp (1)

 

 

Um teste simples para se ver a qualidade do alicate é fazer um corte numa galha de cor forte. Na face cortada, a parte do plástico que não tem modificação na cor foi apenas cortada, a parte que fica com a cor modificada, esbranquiçada, além do corte sofreu compressão o que significa que pode ter sido deformada. Quanto mais concentrado e intenso o embranquecimento, maior foi a deformação causada durante o corte. Assim, quanto mais o plástico conserva a cor original e/ou quando menos intenso e mais espalhado está o embranquecimento tanto melhor é o corte da lâmina.

No teste o corte do 35 apresentou um sinal de deformação mais concentrado no centro e 123 uma deformacão mais difusa e um corte mais homogêneo, mas ambos forneceram um corte limpo e sem falhas. Para efeito de comparação acrescentei a foto abaixo do corte do mesmo material com um alicate comum, mas de boa qualidade, que ainda assim mostra quão danificada ficou a superfície de corte.

Cortes com o 35 , 123 e o genérico
A35 (6) A123 (6) IMG 5238

 

 

Conclusão

Ambos são excelentes ferramentas com ótimo acabamento e boa empunhadura. Como se pode ver são ferramentas complementares, cada uma servindo melhor a um proposito. Se puder ter os dois é o melhor dos mundos, caso opte por ter apenas um deve-se escolher pelo tipo de uso mais frequente que se pretende dar a ferramenta.

 

Nossos agradecimentos à Hobbyeasy pelo envio das ferramentas para review

hbeasy

 

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum