Renault FT-75 BS , 1/72, Flyhawk
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 13 de Junho de 2019 22:22

capa

FH3009

O Tanque

No fim da primeira guerra os franceses chegaram à conclusão que precisavam de um canhão mais potente que o 37 mm instalado no Renault FT-17, para ataque as fortificações. Optaram pelo 75mm, mas o desenvolvimento de um veículo específico não deu bom resultado. Assim decidiram instalar o novo armamento no mesmo FT-17 já bastante testado, para isso a torre giratória foi retirada, substituída por uma blindagem fixa para proteger a arma. Uma grande encomenda foi feita, mas até o final do conflito pouco mais de uma dezena tinham sido produzidos e nenhum chegou a entrar em combate. Ao fim da guerra mais outras duas dezenas foram feitos até que a produção fosse abandonada.

Foto

       

O Kit                                                                                                              

A Flyhawk, aproveitando as partes do excelente FT-17, agora traz esta versão bem pouco conhecida. A qualidade da injeção é excelente sem falhas ou rebarbas, os detalhes são perfeitamente nítidos e em escala. Na torre as escotilhas podem ser montadas abertas, tem detalhes na parte interna e o canhão é bem detalhado para a escala já vindo com a boca aberta. O kit não tem outros detalhes no interior, mas mesmo com as escotilhas abertas muito pouco se poderia ver além do canhão. A montagem das esteiras é muito facilitada pela excelente engenharia do kit, toda a suspensão pode ser montada em separado e depois inserida dentro da esteira. Para isso na própria suspensão está o fechamento lateral das esteiras, o que dá um excelente acabamento. Tudo se encaixa perfeitamente, a cola só servirá para fixar as peças no lugar. l.

arv (1)

 

O conjunto de fotogravados traz as grelhas para a torres, detalhes da suspensão, suportes para as caixas laterais como opção às peças injetadas e a placa frontal inferior. Este último detalhe é interessante, com na parte frontal inferior existe uma emenda na montagem do casco, seria um ponto difícil de lixar devido a superfície rebitada, então a Flyhawk optou por fazer esta placa em fotogravado, uma boa solução, ainda que os rebites sejam ligeiramente menos pronunciados que os do resto do modelo isso fica muito pouco visíve. A pequena folha de decais é bem impressa, sem falhas de registro e permite fazer duas versões de pintura sem qualquer indicação de referência no manual.

 

pe decal

 

 

O anual é todo colorido, com imagens claras e mapa das arvores. Alguns cuidados que verifiquei durante a montagem:

  • As partes novas estão na arvore G, mas nem todas são usadas, é bom prestar atenção nos números das peças. Isso leva a crer que ainda vem alguma outra variante.
  • No manual indica que se pode escolher a roda tensora (dianteira) entre os dois modelos oferecidos, mas no indicativo pintura e na foto que tem um uma das versões abordadas, a peça correta é a roda A-9.
manual (1)

 

Montagem

A montagem é muito simples, os encaixes são excelentes, não é preciso putty em lugar nenhum, com duas sessões de 20 minutos e o kit está pronto para a pintura. Um daqueles projetos que só dá prazer ao modelista. Eu preferi usar as peças em fotogravado para os puxadores da porta frontal, e isso implica em remover a peça solida que está ali, talvez esta seja a única operação que requer um pouco mais de cuidado. Já para os suportes laterais. preferi as peças injetadas, não vi grande vantagem nos fotogravados neste caso. A única parte que não gostei são as alças de reboque em fotogravados, muito planos para dar um acabamento convincente e neste caso não existe a opção injetada, de qualquer forma ficam pouco visíveis. Recomendo enfaticamente este kit para quem quer uma montagem fácil, sem problemas, de um kit com ótimos detalhes.

mont (1)

 

mont (2)

 

Nota:

Vale dizer que nos modelos iniciais havia este dispositivo mostrado na foto abaixo. Pelo que consegui apurar era um suporte para uma ponte móvel que ajudaria o veículo, mais pesado que o FT-17 original, a cruzar obstáculos. Este dispositivo foi retirado nos modelos seguintes. Em todas as fotos que vi com este dispositivo as rodas tensoras eram a peça B-1. Lembrando que o kit não retrata esta versão inicial, no entanto não é uma modificação complicada e pode ser uma alternativa para uma segunda montagem, já que temos dois kits na caixa.

Renault 75 BS 9

 

Agradecemos a Flyhawk pelo exemplar usado nesse review

Flyhawk Logo review

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum