Fokker Eindecker 'Die Erste Kannonen' - Eduard 1/48 (1141)
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 02 de Fevereiro de 2010 00:00
 

Eduard 1141

 Comumente se associa à 1ª Guerra Mundial os biplanos e triplanos, entretanto, alguns monoplanos lutaram no conflito, e este é o caso de uma das mais emblemáticas aeronaves de toda a história da aviação, o Fokker Eindecker.

Trata-se de um caça mono-posto, armado com uma única metralhadora MG14 e desenvolvido em 1915. Foi o primeiro avião armado com o sistema de sincronização de tiro, que permite o disparo das armas através do movimento do hélice.

"DIE ERSTE KANNONEN" é o título deste lançamento. “Kannonen” é o equivalente para o “Experten” do final da WWII, ou seja, ÁS! Assim, estão contemplados nesta caixa 5 ases do início da 1ª Guerra, como veremos ao final deste preview.

A edição Dual Combo Profipac nos trás 2 kits completos do belo Eindecker, com photoetches coloridos, máscaras de pintura e decais de primeiríssima linha, além de alguns bônus, como um pin da Cruz de Ferro, gravuras de dois dos maiores ases alemães da Grande Guerra e figuras em resina 1/48.

Injetado no tradicional e excelente plástico oliva claro da Eduard, sem rebarbas ou pinos de injeção que atrapalhem a montagem. Cada um dos kits possibilita a montagem, tanto da versão inicial quanto da final, com motores, cowlings, hélices e asas distintos para cada versão, e ainda rodas, que podem ser montadas com raios em PE aparentes ou com a cobertura, dependendo da versão do avião.

Destaco ainda as asas, com nervuras adequadas à escala e impressionante delicadeza nos bordos de ataque e fuga. Na medida!

A fuselagem, por seu turno, apresenta na parte exterior relevo das varas de armação um tanto quanto exagerados. Fotos de época mostram que a armação da fuselagem apenas força o tecido para fora, mas no kit parece até que a armação está por fora do tecido.

Como dito, temos dois motores, de sete e nove cilindros, bem como os cowlings e hélices para versões inicial e posterior, e PEs para ambos.

Cockpit com detalhes completos, nada falta. Cadeira, pedais, alavancas, mostradores. Tudo está lá, até detalhes da costura do tecido que recobre a aeronave.

Instruções de montagem claras, em livreto de papel couchet A4 com proifiles coloridos para pintura precisa e perfeita colocação de decais.


Decais em preto e branco, fabricados pela Eduard com ótimo registro, cores firmes e nenhum filme extra, protegidos apenas por papel fino e muito pobre, bem abaixo do padrão de um lançamento de tão alto nível. São marcações para 5 opções, todas bem parecidas, cada uma com sua particularidade.

Max Immelmann e Oswald Boelcke são as estrelas deste lançamento, os verdadeiros “Kannonen”! Foram os primeiros pilotos alemães a receber a maior congratulação prussiana da época, a “Pour Le Mérite”. Temos então suas figuras em resina, das melhores que tenho visto na 1/48, belas gravuras de ambos e suas histórias no verso.

Resumindo, Max Immelmann foi o inventor de uma das manobras mais famosas de combate, o “Immelmann”, que consiste basicamente em um looping que reverte de direção do vôo no topo. Já Boelcke foi aquele que primeiro codificou as regras do combate aéreo, a “Dicta Boelcke”, aplicada até hoje.

São 8 os ditames para sair vitorioso do combate aéreo, segundo Boelcke:
* Tente manter algumas vantagens antes de atacar. Se possível, mantenha o sol atrás de você;
* De continuidade a um ataque que você começou;
* Somente dispare de perto, e somente quando o oponente estiver corretamente em sua mira;
* Você deve sempre tentar manter sua visão em seu oponente, e nunca deixar ser iludido por truques;
* Em qualquer tipo de ataque, é essencial que o ataque seja realizado por trás;
* Se seu oponente mergulhar em sua direção, não tente iniciar um combate a partir deste ponto, se esquive e voe de modo a ir em direção ao oponente;
* Quando estiver sobre as linhas inimigas, nunca se esqueça onde está sua própria linha, para o caso de precisar recuar;
* Para os esquadrões: Em princípio, é melhor atacar em grupos de quatro ou seis aeronaves. Evitar que duas aeronaves ataquem o mesmo oponente.

Conclusão:

Série de colecionador, para boxmodelistas ou plastimodelistas. É um kit espetacular, aliás, são dois kits espetaculares!

Altamente recomendado para todo fã da aviação!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum