Avia B-534 - 1/48 Eduard (1146)
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 09 de Fevereiro de 2010 00:00
 

Eduard 1146

 

Histórico:

Quando entrou em serviço em 1936 o Avia B-534 era uma avião bastante avançado para os padrões da época. Neste período os biplanos ainda eram o padrão e quase todos os primeiros caças monoplanos ainda estavam nos primeiros estágios de desenvolvimento. Cerca de 450 destes elegantes biplanos foram produzidos atá 1939 quando os alemães ocuparam a Tchecoslováquia interrompendo a linha de montagem. Com a ocupação parte doas aviões foi dado a Força Aérea Slovaca, que funcionava como um estado independente monitorado pelos alemães. Estes aviões entraram em ação ajudando no ataque a polônia em 1939 , na Ucrânia em 1941 e finalmente no combate anti partisan em 1942 quando finalmente foram tirados de ação.

Com a derrocada alemã os Slovacos mudaram de lado e em 1944 fizeram um levante contra os alemães. Alguns destes aviões, já em mau estado, foram novamente postos para voar. Nessa época teria sido obtida sua única vitória em combate aéreo quando o avião pilotado pelo sargento František Cyprich teria abatido um Ju-52.

Os Búlgaros também receberam 78 destas aeronaves que chegaram a entrar em combate contra os B-24 americanos no ataque a Ploesti e já no final da guerra contra as tropas alemãs quando a Bulgária mudou de lado na guerra.

O Modelo:

Este é um kit de série limitada, vem completo com diversos acessórios e inclui um pin com a insígnia Slovaca.

O kit vem distribuído em poucas árvores e sem problemas visíveis de injeção.

Os detalhes são adequados a escala e bem definidos.

As transparências, já é uma característica da Eduard, são finas , translúcidas e mostram um mínimo de distorção.

Acompanham o kit um jogo de máscaras para as rodas e canopy e um excelente set de photo-etches para detalhamento.

O manual de instruções é muito bom como é de hábito nestas séries especiais, impresso em apel de ótima qualidade e com imagens coloridas de todas as versões.

O ponto alto e o pior defeito deste kit estão nos decais. As versões possíveis são todas muito interessantes com marcações chamativas e muito diferentes, vai ser muito difícil escolher a mais interessante.

O problema é que os decais , pelo menos na folha deste kit, apresentam alguns problemas de registro bastante incômodos.

Na marcação tcheca existe um falha na continuidade do vermelho na Slovaca a borda branca tem uma visível variação na espessura e a bola vermelha no centro da cruz azul menor também tem problema de continuidade no vermelho.

As cruzes alemãs também apresentam problema e uma delas esta inutilizável devido a um efeito serrilhado.

Conclusão:

Os defeitos nos decais são problemas inesperados num kit desta qualidade, principalmente por ser uma edição especial em que estes mesmos decais deveriam fazer a diferença. No entanto são problemas que com um pequeno esforço podem ser contornados não devem comprometer o resultado final do modelo nas mãos de um modelista experiente.

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum