BF-109E-3 Eduard 1/32 'Profipack' (3002)
Escrito por Júlio Martins   
Qua, 10 de Fevereiro de 2010 00:00

Eduard 3002

 

Vastamente utilizado pela Alemanha nos períodos iniciais da WWII, como nas batalhas da França, batalha da Inglaterra e Operação Barbarosa, a série "E" (Emil) forma uma das mais expressivas séries deste fantástico caça, que se distingue bastante das posteriores por possuir armamento nas asas.

O lançamento da série Emil pela Eduard renova o mercado, pois até agora a opção era o antigo e defasado Hasegawa, com linhas de painel em alto relevo. Agora temos um Emil de alto nível, nos padrões do plastimodelismo atual.

O Emil 3 que vamos ver aqui é o terceiro lançamento da Eduard com este molde, precedido que foi pelo E-1 e pelo E-4, revisado e montado por Eduardo Brettas em nosso site - veja este review aqui.

As aeronaves da série possuem distinções que foram exploradas pelo fabricante. Neste E-3, a diferença mais aparente frente ao E-4 é o canopi, e neste quesito, ponto para Eduard. Shape correto, frames adequados e plástico transparente que não apresenta distorções.

Raro ver no mercado alguém fazer o que a Eduard faz com seus moldes, evoluindo os mesmos apenas poucos meses depois do lançamento. Neste kit a novidade são as novas rodas com cubo em duas peças e pneus inteiriços. Gostei muito do resultado!

Foto Eduard:

Nossa foto:

A injeção do kit é em plástico oliva claro com 156 peças, detalhes superficiais de linhas em baixo relevo por todo o modelo e de alta qualidade, raras rebarbas, nenhum pino de injeção que atrapalhe a montagem ou fique visível, alinhamento tranquilo, motor super detalhado, cockpit excelente que se completa com PEs.

Motor, hélice e armamento:


Cockpit:


Fuselagem e asas:


Superfícies de comando separadas para maior vida e movimento ao modelo, e portas do porão de rodas:


Este lançamento é da série Profipack, o que significa um pacote de acessórios como os sets de photoetches coloridos, máscaras para pintura e decais da Cartograf.

Decais sem rebarbas, registro perfeito, cores firmes e versões tradicionais. Por experiências anteriores posso afirmar que estes decais da Cartograf assentam muito bem, sem complicações. Basta superfície lisa e tudo dará certo.

São cinco as versões de pintura possíveis, todas bastante tradicionais no Emil:
* Oblt. Josef Priller, Staffelkapitän 6./JG 51, França, outono de 1940
* 3./JG 51, Mannheim-Sandhofen, inverno de 1939-1940
* 1./JG 2, Bassenheim, Alemanha, maio de 1940
* Obstlt. Hans-Hugo Witt, Geschwaderkommodore JG 26, Dortmund, Alemanha, abril de 1940
* Uffz. Karl Wolff, 3./JG 52, Pihen/Calais, França, agosto de 1940

Instruções claras que não apresentarão dificuldade para a montagem, impressa em livreto de papel couchet tamanho A4.


Conclusão:

Para quem curte Luftwaffe, outro 109 nunca é demais. Mais ainda em se falando do melhor 109 em todas as escalas!

Altamente recomendado!

Agradecemos a Eduard pelo envio deste exemplar para review, em pacote seguro e remessa rápida, direto da Republica Tcheca!

 

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum