ORP Sokol - Mirage Hobby 1/400
Escrito por Edson Alves   
Qui, 15 de Novembro de 2018 00:30

sokol01

Item 404208

 

Este submarino foi cedido pelos ingleses logo após o seu lançamento, em 1941, junto com outro submarino da mesma classe (o 'Dzik') para que a marinha polonesa adquirisse experiência com submarinos. Esta dupla se envolveu em inúmeras ações no Mediterrâneo, afundando vários navios militares e mercantes, tanto italianos quanto alemães - 19 embarcações para o Sokol, 18 para o Dzik, recebendo o apelido de 'Terrible Twins' (Gêmeos Terríveis). Seus comandantes receberam as mais altas condecorações polonesas por esses feitos. Ao final da guerra, os submarinos foram devolvidos à Inglaterra, onde foram usados como embarcações de treinamento e 'alvos'.

 

Uma característica marcante destas embarcações é a bandeira de batalha que carregavam, mostrando seus feitos - um costume adotado da marinha britânica (as 'Jolly Rogers'), assim como também era costume carregar uma bandeira nazista para mostrar quem era o inimigo.

'Jolly Roger' do ORP Sokol 'Jolly Roger' do ORP Dzink
  • listras brandas - navios civis inimigos afundados 
  • listras vermelhas - navios militares inimigos afundados 
  • estrelas vermelhas - troca de disparos com outras embarcações 
  • sabres cruzados - abordagens 
  • cachorro - participação na Operação "Husky" (invasão da Sicila em 1943) 
  • grade - passagem forçada por malha anti-submarino

Como se pode ver, ambos viram muita ação, e são nomes famosos até hoje na marinha polonesa (estas informações foram extraídas do site 'Poland - WWII submarine flags'). 

Quanto ao kit, trata-se em uma 'reembalagem' do kit já lançado na década passada, para se adequar ao novo padrão gráfico da empresa. A caixa traz uma galha com todas as peças plásticas, uma folha de fotogravados, uma folha de decais e o manual de instruções. 

O detalhamento (para a escala) é bom, mas a adição dos fotogravados irá melhorar muito o aspecto final do modelo. As peças possuem rebarbas de injeção, o que demandará um trabalho de limpeza antes de se iniciar a montagem. Quanto aos decais, tem o registro firme, e possibilitam montar tanto o 'Sokol' quanto o 'Dzink' - incluindo as 'Jolly Rogers'. O único detalhe é a descaracterização das suásticas, atitude comum atualmente entre os fabricantes europeus.

O manual é simples, mas bem ilustrado, indicando detalhes das marcações para as duas embarcações, e esquema de pintura usando como referência tintas Humbrol e Vallejo.

Para os modelistas navais, acredito ser esta uma peça importante em qualquer coleção, pois tratam-se de submarinos com extensa e vitoriosa lista de ações!

 

Obrigado à Mirage Hobby pelo envio dos exemplares para review!

Mirage Hobby

 

 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum