Fokker E.V 1/72 Arma Hobby Expert
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 21 de Outubro de 2018 00:10

capa1

70012

 

O Avião

Desenvolvido no final da primeira guerra o Fokker E.V (depois rebatizado de D VIII devido a uma mudança na nomenclatura alemã) era um monoplano de asas parasol com motor rotativo. O início não foi promissor, com alguns acidentes provocados pela quebra da asa em voo. Com os problemas na asa resolvidos o avião entrou em combate em alguns esquadrões alemães. Considerado ágil e fácil de pilotar foi apelidado pelos aliados de Lâmina Voadora devido a sua asa única e alta. Ao fim da guerra algumas unidades foram capturadas pelos poloneses que usaram o avião em combate contra os russos em 1920.

foto

 

O Kit

O kit da Arma é apresentado em duas versões, Junior e Expert. A versão Expert conta com uma folha de fotogravados e 4 versões de marcações ao invés das duas que vem na versão Junior.

O kit da Arma Hobby vem numa boa embalagem que traz na frente uma bela ilustração do avião e na parte de traz os perfis coloridos das versões oferecidas. A qualidade da injeção é muito boa com detalhes bem definidos e adequados a escala. Um pouco de rebarba pode ser visto em algumas poucas peças, mas nada que seja difícil de resolver. A fuselagem traz a armação interna separada, banco, piso, pedais e manche. Completa o conjunto um par de metralhadoras e o instrumento em decais. No caso desta versão Expert, os detalhes em fotogravados dão mais riqueza ao conjunto fornecendo a ventilação das metralhadoras, cintas de munição, cintos de segurança e outros pequenos detalhes. As superfícies de controle são bem detalhadas, mas fixas, e podem receber acionadores em fotogravados. Dois conjuntos de rodas são fornecidos, um com a parte interna solida e outra para ser montada com o centro raiado que vem na folha de fotogravados. Também são fornecidos dois tipos de hélice, para ambas existem decais simulando a madeira. O motor é bem detalhado para a escala e pode ser melhorado com o complemento em fotogravado. Uma folha de acetato traz a pequena transparência que deve ser recortada para instalar no modelo.

 

ar (1)
pe ac caixa2

 

Os decais, impressos pela Cartograph, são de ótima qualidade, com cores sólidas, filme fino, sem excesso e sem falhas de registro. A primeira folha traz as marcações e a segunda a camuflagem. Esta última é muito bem representada com as cores corretamente esmaecidas para representar a superfície entelada. Destaque também para os decais imitando madeira para serem aplicados sobre a hélice.

DP (1)

 

 

 

O manual é muito bom, com papel de ótima qualidade, todo colorido, traz uma pequena história do avião, o passo a passo bem discriminado e as instruções de pintura das versões possíveis em 4 vistas coloridas. A indicação das cores a serem usadas é feita pelo padrão FS e pelo código das tintas Hataka.

man (1)

 

Conclusão

Tanto na versão Junior quanto na Versão Expert o Fokker E. V da Arma Hobby é um excelente kit, bem detalhado e com ótimos decais, de um avião bastante interessante e que traz a vantagem de ser da primeira guerra, mas não ter os cabos de tracionamento da estrutura das asas o que sempre dificulta a montagem.

 
 

 

Obrigado Arma Hobby pelo exemplar deste review

logo arma

 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum