Sopwith 5F.1 Dolphin 1/48 da CSM
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 04 de Outubro de 2018 00:12

cpa

CSM1026

O avião

O Sopwith 5F.1 Dolphin esta no grupo dos aviões da primeira guerra pouco conhecidos. Como característica própria era um biplano de escalonamento invertido, ou seja, a asa inferior era posicionada ligeiramente a frente da asa superior. Ele equipou apenas quatro esquadrões ingleses, já que os constantes problemas com o motor Hispano-Suiza 8B evitaram sua produção em larga escala. Ainda assim era um avião popular entre os pilotos, rápido, bastante manobrável e com excelente campo de visão para o piloto devido a posição das asas. Outro fator que o diferenciava dos outros aviões era o par de metralhadoras Lewis, além das Vickers sincronizadas, montada em ângulo para atirar por cima do disco da hélice. No entanto estas últimas não eram populares e foram retiradas da maioria dos aparelhos.

Sopdol

 

O kit

A primeira coisa que chama a atenção no kit da CSM é a qualidade da embalagem. A tampa com uma bela ilustração serve como uma cobertura para a caixa em si, que é feita de papelão grosso, bastante resistente. No interior todas as arvores e decais estão embalados em sacos plásticos individuais.

 

caixa caixa2

 

 

A qualidade da injeção é excelente, sem falhas ou marcas. O detalhe do entelamento das asas é muito bem representado, sem exageros e bastante convicente. O interior da fuselagem tem detalhes laterais que devem ser complementados por cabos conforme indicado no manual. O assento, cintos e comandos são fornecidos em fotogravados. O motor é representado apenas pelas coberturas externas. O conjunto das metralhadoras, apenas as Vickers são fornecidas com o kit, é bem detalhado e inclui mira, cintos de munição e as respectivas caixas. Os radiadores laterais e portinholas de acesso são complementados por detalhes em fotogravados. Também em fotogravados sào fornecidos os olhais para amarração do cabeamento.

ae (1)
pe

 

 

Os decais são de boa qualidade, com cores solidas, filme fino e sem excesso e sem falhas de registro. Neste exemplar havia um pouco de excesso de goma, que pode ser visto nas fotos, mas isto dilui ao ser colocado na água não representando um problema. Com eles é possível fazer as versões A, C e D do manual.

dec (1)

 

 

O manual é excepcional. Em papel de ótima qualidade, todo colorido, tem o mapa das arvores, indicações de pintura (sem referencia de fabricantes) e um passo a passo muito detalhado. Todas as etapas de montagem são bem explicadas com as peças usadas em cada uma representadas em azul para facilitar a identificação. No fim as indicações de marcação e pintura em duas vistas coloridas e o guia para o cabeamento.

MAN (1)

 

 

Conclusão

Este é o primeiro kit injetado de avião 1/48 feito pela CSM, que antes só fazia kits em resina, e o resultado é muito bom. Um kit bem detalhado, com ótima qualidade de injeção e detalhamento, além de ser um avião muito interessante. Mais uma ótima opção para comemorar os 100 anos do fim da primeira guerra.

Ob. Para quem quiser ainda mais detalhes existe uma versão Premium deste kit que inclui, motor em resina, escapamentos em metal e folha de decais ampliada para se fazer a versão B do manual.

 

Agradecemos a CSM pelo exemplar deste review

 logo

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum