F-CK-1A Ching-Kuo 1/48 da Freedom
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 02 de Agosto de 2018 19:01

capa

18010

 

O Avião

Com o reestabelecimento de relações diplomáticas entre os EUA e a China comunista, o governo americano cancelou o seu programa de ajuda mutua com a republica da China (Taiwan), com isso a venda dos F-16 e do F-20 (em desenvolvimento) planejada para substituir o f-5 foi proibida. Como solução para modernizar sua força de defesa aérea o governo de Taiwan optou por um desenvolvimento próprio que levou ao F-CK-1 Ching-kuo, assim batizado em homenagem ao presidente que deslanchou o projeto. Desenvolvido nos anos 90 O F-CK-1 é um caça multi função supersônico capaz de levar uma variedade de armamentos, misseis e bombas. Ainda que mantidas certas limitações, diferentes empresas americanas participaram no desenvolvimento das partes do projeto, a fuselagem por exemplo foi desenvolvida em parceria com a General Dynamics, o que explica a semelhança com o F-16. Foram produzidas 130 unidades entre monoplaces (100) e biplaces (30) e a produção foi encerrada em nos anos 2000 com o fim do embargo da venda de armas para Taiwan.

 

foto

 

O Kit

O kit da Freedom, que neste caso representa a versão monoplace em edição limitada, é muito bem injetado, sem falhas ou rebarbas. As linhas de painel e rebites são bem representados e adequados a escala. A cabine é bastante detalhada com banco, manche, pedais, painéis e consoles com detalhes complementados por decais. Neste exemplar veio também uma folha de fotogravados coloridos com detalhes dos painéis e cintos, cuja instrução de aplicação está numa folha a parte. O Canopy pode ser montando aberto ou fechado e isso é explicado em locais próprios no manual. A porão de rodas é bastante detalhado, as portas têm detalhes internos e o trem de pouso e rodas são muito bem representados. Os freios aerodinâmicos podem ser montados fechados ou abertos e para isso tem detalhes internos tanto na fuselagem quanto nas partes móveis. As turbinas têm detalhes internos e os exaustores são bem representados pelo que pude ver comparando com as fotos do avião. O kit inclui ainda uma escada externa para ao acesso do piloto a cabine.

a1
a16

 

As transparências são de boa qualidade perfeitamente translucidas e sem distorções, incluindo além do canopy o farol, luzes de navegação e sistema de mira.

 

Não faltam opções quando se trata de armamentos e acessórios, estão incluídos tanques ejetáveis de 275 gal, tanques conformáveis com a fuselagem e mais as seguintes armas: Misseis AIM-9P, Tien Chiem II, Hsiung Feng II, Wan Chien e as bombas MK-82 com ou sem o cabide DER. São fornecidos pollycaps para serem colocados dentro das asa, o que permite colocar e retirar os cabides de armamento. O manual indica as combinações possíveis e o seu posicionamento.

arma (1)

 aneis

 

Acompanham o kit quatro folhas de fotogravados, uma, colorida, com detalhes internos da cabine como cintos e painéis de instrumento e outros pequenos detalhes, uma em metal natural com detalhes internos do canopy, sistema de mira e detalhe para o suporte de misseis. As duas últimas permitem fazer os exaustores das turbinas completos substituindo as peças injetadas. Também incluídas estão uma folha de acetado e outra em papel com detalhes complementares para os painéis.

 

 

Outro acessório que acompanha o kit são os tubos de pitot em metal.

pitot

 

A folha de decais é bem impressa, com cores solidas e sem falhas de registro, inclui além das marcações os estênceis e painéis de instrumentos. O filme parece um tanto grosso lembrando o decais de conhecidas marcas Japonesas, como Hasegawa e Tamiya. Com eles é possível fazer várias aeronaves dos esquadrões 427 e 433, o manual mostra que configurações usar em cada uma usando o mesmo desenho, vai ser preciso algum cuidado para não errar as combinações.

d1

 

 

p (3)

 

 

O manual é excelente, colorido, com papel de ótima qualidade trazendo o mapa das arvores, instruções claras e bem representadas, auxiliadas por pequenos boxes que dão mais detalhes dos passos mais complexos. Inclui um quadro para a disposição dos tanques auxiliares e armas e vista coloridas das versões oferecidas. Em folha a parte vem indicação de usos dos fotogravados para o interior da cabine e para a exaustão das turbinas. Sendo comum para as versões monoplace e biplace, o manual indica com cores diferentes, azul e vermelho, as partes específicas para cada um dos tipos.

 

m (1)

 

 

Como extras a caixa inclui um escudo costurado, preso em uma base com velcro e um pôster com a ilustração da tampa da caixa.

 

bd poster

 

 

Conclusão

O kit da Freedom é muito bem feito, a qualidade a injeção é muito boa, tudo é bastante detalhado e com diversos acessórios e extras, o manual é completo e de ótima qualidade, o único ponto de dúvida é o acabamento dos decais cujo filme parece um tanto grosso. Outro ponto a conferir são os encaixes,  já que a a fuselagem é recortada para permitir se fazer também a versão biplace. Além do de todos os pontos positivos o kit representa um avião que além de único nesta escala é muito atraente por conta da beleza do seu desenho. Altamente recomendado.

 

 

 Obrigado a Freedom Model Kits pelo exemplar deste review

 FMK LOGO 100-03-02

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum