Curtiss Hawk III 1/48 Freedom Model
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 26 de Julho de 2018 23:16

capa

18009

 

O avião

Hawk III era a denominação dada ao Curtiss BF2C Goshawk na sua versão de exportação. Diferente do modelo desenvolvido para a marinha americana, a versão de exportação tinha as asas em madeira e um motor um pouco mais potente devido ao maior peso da estrutua. O modelo foi vendido para a Argentina, Tailândia, Turquia e para China , que foi o seu maior usuário. Usado como avião multi função , viu bastante ação na China, contra os japoneses, obtendo um razoável sucesso. O combate entre esses aviões e bombardeiros japoneses em 14 de agosto de 1937 é hoje comemorado como o dia da Força aérea da Republica da China (Taiwan)

Curtiss Hawk III in ROCAF

 

curtiss hawk3

 

 

O kit

O modelo da Freedom tem uma excelente qualidade de injeção, as peças têm detalhes nítidos e bem representados, sem rebarbas ou marcas de ejeção e com pinos guia de encaixe. A representação das superfícies enteladas e suave muito convincente. O interior tem banco, manche, piso, pedais, painel de instrumentos complementado por decais e painéis laterais separados com alavancas, manetes e pasta para mapas. O fato destes últimos serem moldados em uma mesma peça tira um pouco do realismo da representação, mas parece suficiente para o que se poderá ver do interior. O conjunto é montado em saparado e colocado dentro da fuselagem. O motor é muito bem representado com comando de válvulas, tubos de admissão e descarga separados e tubos de óleo representados por fotogravados. Os acionadores das superfícies de controle dos profundores tem opção injetada ou em fotogravado. O conjunto da fuselagem é um pouco recortado, e vai necessitar cuidado na montagem. Os furos para os montantes são de tamanho adequado e darão boa ancoragem para estas peças mais delicadas. Os estais são fornecidos em fotogravados, o que é uma boa representação já que se tratavam de barras chatas e não cabos. Para instala-los será preciso abrir furos na fuselagem e algumas dobras, mas o manual é bastante detalhado neste ponto, não deixando duvidas sobre o que fazer. As rodas e a estrutura do trem de pouso são bem detalhadas, o manual é bem explicativo no que se trata do posicionamento das peças do trem de pouso. Como adicionais são fornecidas bombas e um taque externo de combustível. Talvez o único reparo a fazer seria o fato de o ponto de contato das árvores com a hélice estar nas pás o que dificulta a separação.

 

ar (1)

 

 

 

As transparecias são de boa qualidade, translucidas e sem distorções, mas os montantes da parte traseira me pareceram muito grossos. Também incluem as luzes de navegação e as lentes dos faróis.

 

tp (1)

 

 

 

A folha de fotogravados, além dos itens já citados, traz alguns outros pequenos detalhes que substituem pates injetadas.

pe

 

São duas folhas de decais, a primeira com as marcações argentinaa e tailandesa e a seginda com as chinesas. Ambas são de boa qualidade, com cores solidas, sem falhas de impressão, no entanto as cores das marcações chinesas me pareceram mais claras do que o que costumo ver e o filme nesta folha parece mais espesso do que na outra, este é um detalhe a conferir na aplicação. Com eles é possível montar uma versão tailandesa, uma argentina e sete versões chinesas.

dec (1)

 

 

O manual é muito bom, todo colorido, em papel de ótima qualidade, tem o mapa das arvores, instruções bastante detalhadas e as indicações de pintura. Vale notar que em alguns passos, como por exemplo na montagem do trem de pouso, além da vista tradicional com todas as peças, ainda existem boxes indicando a sequência de montagem das peças, passo a passo, para evitar qualquer engano.

 

m(0)

 

m (1)

 

Como extras o kit vem acompanhado da figura de um piloto em resina, apenas nesta primeira tiragem, e de um pôster com a ilustração da tampa da caixa.

fig (1)

 

poster

O texto ao lado do poster significa "Nossos corpos, aviões e bombas, irão perecer junto com os soldados, navios e fortificações inimigas" Este mote estava na base bandeira da escola da força aérea da Republica da China em 1930.

IMG 7635

 

 

Neste filme, pelo que entendi, é mostrado o combate de 14 de agosto de 1937. Nele podem ser vistos os aviões com as mesmas marcações oferecidas no kit.

 

 

Conclusão

O kit da Freedon é muito bem feito, da qualidade de injeção, ao detalhamento das peças, passando pelo manual, tudo foi feito com extremo cuidado. Além disso escolheram um avião bastante interessante. Altamente recomendado

 

 Obrigado a Freedom Model Kits pelo exemplar deste review

 FMK LOGO 100-03-02

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum