Grunau Baby IIb - 1/48 - Fly # 48024
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Qua, 25 de Julho de 2018 00:20

IMG 6627

Fly # 48024

O Schneider Grunau Baby é um planador de um só assento construído pela primeira vez na Alemanha em 1931. Com cerca de 6.000 exemplares construídos em cerca de 20 países. Era relativamente fácil construir a partir de suas plantas, voava bem e era forte o suficiente para lidar com acrobacias leves e com pouso forçado ocasional.

O Grunau Baby foi um planador muito importante para o desenvolvimento do movimento de planadores no Brasil, como foi em todo o mundo. Além disso, foi o primeiro planador produzido em série em nosso país. Muito poucas pessoas sabem disso, mesmo aqui no Brasil.

A expedição alemã de 1934 foi responsável por um grande impulso ao movimento de planadores em nosso país. As histórias dos vôos são maravilhosamente descritas no livro de Peter Riedel: "Über Sonnige Weiten". Em 17 de fevereiro de 1934, Hanna Reitsch em seu pequeno Grunau Baby (D-Christian) estabeleceu o recorde mundial de altitude feminina de 2200 metros, sobrevoando o Campo dos Afonsos, no estado do Rio de Janeiro. Assim começou a longa história dos Grunau no Brasil, que pode ser lida neste link.
 
 
1476497-large edited-1 

O kit é um típico kit feito com moldes de curta produção (Short Run), injetado em plástico bege, com algumas poucas rebarbas e finamente detalhas, principlamente nas asas, no profundor e no leme, que representam em baixo relevo as estruturas destas superfícieis de comando.  Acompanha um fotogravado em metal natural com painel, cintos de segurança e detalhes externos do planador, uma folha de acetato com os instrumentos do painel, visores da fuselagem e o parabrisa. Como todo kit short run, não possui pinos de encaixe, porém verifcamos que os encaixes são precisos, nada que um modelista com alguma experiência não possa resolver.

IMG 6633 IMG 6636 IMG 6651
IMG 6646 IMG 6641 IMG 6643

A folha de decais é excelente, cores sólidas, registro perfeito e com o filme fino, permitindo fazer as duas versões brasileiras indicadas na parte de traz da caixa. 

IMG 6629 edited-1

  

Scan edited-1 Scan-1 edited-2

O manual é bem simples, com 04 páginas em papel sulfite A5, impresso em preto e branco, incluindo a numeração das peças, as cores recomendadas e indicação de montagem clara.

Scan-2 edited-1 Scan-3 edited-1
Scan-4 edited-1 Scan-5 edited-1

 O kit é bastante detalhado, apesar da simplicidade do planador, mas a falta de pinos de alinhamento o faz mais indicado para modelistas com alguma experiência. Um belo kit desse planador que faz parte da história da aviação no Brasil, recomendado para quem gosta de planadores e aviões de treinamento.

Agradecemos a FLY pelo exemplar deste review

logo

 

 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum