Avia BH-21 Fly 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Seg, 09 de Julho de 2018 19:06

c

72012

 

O avião

Projetado e fabricado em meados dos anos 20 o Avia BH-21 era um caça robusto e veloz para sua época, pouco mais de uma centena de aparelhos foram produzidos para a força aérea tcheca, dando robustez a defesa aérea do país ainda em organização com o fim da primeira guerra. Os belgas a procura de um caça para uso próprio compararam o BH-21 com concorrentes franceses, optando pelo primeiro. Os primeiros modelos foram importados e outros 39 fabricados na própria Bélgica. Além de avião de caça o BH-21 foi usado na esquadrilha de demonstração Tcheca, ganhado vários prêmios em concursos aéreos.

foto

 

 

OKit

Este é um kit muito interessante, um avião pouco conhecido, mas bastante atraente. O interior é uma mistura de peças injetadas e em resina, com assento já com os cintos em relevo, manche, pedais, encosto de cabeça e alguns detalhes laterais. O painel tem apenas detalhes em relevo sem os instrumentos. As partes em resina incluem também os escapamentos curtos, as metralhadoras o radiador e outros pequenos detalhes. Os detalhes do entelamento das asas e superfícies de controle são bem representados e bastante discretos como devem ser. Existem duas tampas do motor, uma com a entrada de ar redonda e outra quadrada, também estão incluídos dois pares de roda. Os montantes das asas apresentam um pouco de rebarba, mas nada que não possa ser retirado com facilidade. Só existem pontos de encaixe para os montantes na asa de cima, na parte de baixo apenas um ponto em relevo. A hélice traz linhas em baixo relevo que servem como orientação de pintura, mas imagino que o melhor seja fecha-las. No geral as peças são bem injetadas, sem marcas ou falhas. A pequena transparência é fornecida em duas formas, uma vácuo formada, que deve ser recortada, e outra injetada.

a1

 

 

 

A folha de decais é excelente, cores sólidas, registro perfeito e com o filme fino, permitindo fazer as cinco versões indicadas na parte de traz da caixa, 2 Belgas e três Tchecas.

d1

 

 c2

 

O manual é bem simples, em preto e branco, incluindo a numeração das peças, indicação de montagem clara, apesar de não explicar a que versões se destinam as peças alternativas, pode-se deduzir que deve ser usada a tampa do motor com entrada redonda para todas as versões , mas nada indica qual dois pares de roda se deve usar em cada versão. Estão no manual as indicações para o cabeamento e a indicação da posição dos montantes.

 

 

Conclusão

O kit é bastante detalhado para a escala, mas a falta de pinos de alinhamento e as peças em resina o fazem mais indicado para modelistas com alguma experiência. Um belo kit de um avião pouco conhecido e bastante interessante, recomendado para quem gosta de aviões do período entre guerras.

 

Agradecemos a FLY pelo exemplar deste review

logo

 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum