Ansaldo SVA 5 international - Fly 1/48
Escrito por Rodrigo Calcaterra   
Qua, 25 de Julho de 2018 00:10

 

IMG 2387a

Ansaldo SVA 5 International 1/48

Fly - 48018

 

Histórico

O Ansaldo SVA 5 foi um biplano de fabricação italiana, foi desenhado em 1916 por Umberto Savoia, Rodolfo Verduzio e Celestino Rosatelli fabricado pela Ansaldo a partir de 1917, tinha como grandes virtudes sua velocidade e sua autonomia, se não fosse sua baixa manobralidade, seria um avião completo. Se não se prestava a combates aéreos era perfeito como avião de reconhecimento e bombardeio.

Sua estrutura era a convencional para aviões da época, com uma armação de madeira recoberta de tecido, com uma fuselagem quadrada e cônica e característicos struts em forma de W.

Capaz de vencer um Spad em termos de velocidade, a força aérea Italiana os utilizou em numerosos ataques atrás de linhas inimigas, tal sucesso fez a produção perdurar até após a guerra. Varias versões foram construídas, incluindo uma com flutuadores, chamada ISVA, usada intensamente pela marinha italiana

Até o final de 1918 cerca de 1200 aviões da versão SVA e 50 ISVA haviam sido produzidos. Com o fim da grande guerra a produção diminuiu, mas a utilização em corridas aéreas ao redor do mundo assim como a execução de vários feitos como uma travessia do Andes, realizada por Locatelli e uma viagem Roma-Tóquio, feita por Ferrarin e Cappannini, serviram para promover o Ansaldo e fez com que ele fosse vendido para muitos países como Argentina, Brasil, França, Lituânia, Letônia, Holanda, Peru, Polônia, União Soviética, Espanha e Estados Unidos.

Sua produção só foi encerrada em 1928, com um total de 2000 aeronaves produzidas. A versão final era o SVA 10. Essas aeronaves estavam ativas no trabalho policial, e ao longo de rotas de correio e comunicações gerais na África, onde tiveram sucesso, embora não tivessem sido projetadas para as condições tropicais.

                                                

O kit

O kit produzido pela empresa Tcheca Fly, na escala 1/48 vêm nos oferecer esse interessante e importante avião italiano da WWI, um modelo praticamente único na sua categoria

O item enviado para review foi o 48018, que retrata os aviões em serviço em outras forças aéreas após a grande guerra, vale salientar que ele é embalado numa caixa com a mesam ilustração do kit 48006, com adesivos indicando ser o Ansaldo SVA 5 Internacional, cujas opções o estão no verso da caixa que serve como instruções para pintura e colocação dos decals.

IMG 2388a    IMG 2384a 

 

O kit é constituído de peças de plástico, resina e uma única peça moldada em vacuforme, uma cópia do parabrisa que também vem em plástico transparente. As peças de plástico são bem feitas, com ótimo nível de detalhamento, porém com algumas rebarbas, que não devem constituir uma grande dificuldade na montagem.

 

IMG 2396a IMG 2397a IMG 2392a

 

As peças de resina também são bem detalhadas, destaque para o banco, que já vem com os cintos de segurança moldados na peça e para as duas metralhadoras e bombas que compõe o armamento. O ponto negativo são os control horns, pequenos, frágeis e de desenho um tanto irregular, um modelista mais exigente provavelmente os substituirá por versões em fotogravados.

 

IMG 2393a

 

As instruções são simples e servem para todas as versões do SVA 5, impressas em um papel comum e em preto e branco são claras e concisas, demonstrando por etapas a montagem de forma harmoniosa

IMG 2389a IMG 2390b IMG 2391a

 

 

Os decals são restritos às insígnias das forças aéreas, sem stencils ou marcações de esquadrões, o filme em torno das marcações, a meu ver, está exagerado e vai requerer um bom trabalho de envernizamento a fim de evitar o prateamento dos decals

 

IMG 2401a

 

 

Conclusão

Amantes de WWI com certeza ficarão satisfeitos, o kit é simples e honesto e se trata praticamente do único na escala deste importante avião, que ao contrário de outros mais badalados na época resistiu à guerra e reforçou até forças aéreas inimigas tendo uma longa vida fora do conflito. Em minha opinião a Fly deveria produzir uma ilustração própria para o modelo, tanto para valorizá-lo, como para evitar confusões para os modelistas. Uma melhora nos decals também seria bem vinda.

 

Obrigado a Fly pelo exemplar cedido para este review

logo

 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum