Fokker E.II 1/48 Weekend Edition – Eduard #8451
Escrito por Eduardo Mendes   
Sex, 25 de Maio de 2018 00:10

00-BOX

Fokker E.II 1/48 Weekend Edition – Eduard #8451

 

Introdução

O Fokker Eindecker tem lugar garantido na História da Aviação. Vários dos primeiros ases nele voaram ou foram seus adversários, e o “Massacre Fokker” de 1916 foi a primeira ocasião em que um tipo de avião de caça se tornou praticamente dominante nos céus.

O E.II resultou da primeira tentativa de aperfeiçoar o Eindecker, dotando-o de um motor mais potente e de uma asa ligeiramente menor. Com isso, pretendia-se obter mais velocidade e mais agilidade – características que já se evidenciavam fundamentais em aviões de combate.

49 exemplares foram completados antes de Fokker lançar o E.III, que manteve a motorização e reverteu as asas para um tamanho maior. O E.III viria a ser a versão mais numerosa do Eindecker, já que o mais avançado E.IV com duas metralhadoras não foi bem-sucedido face o rápido avanço da tecnologia aeronáutica em ambos os lados do conflito.

01- Fokker Eii 69-15

O Fokker Eindecker II 69/15 (esquema A do kit)

 

O kit

Esta é mais uma reedição do clássico kit do Eindecker 1/48 da Eduard, que surgiu inicialmente em 2008 (#8156) e foi relançado algumas vezes desde então, em 2010 numa Edição Especial "Die Erste Kanonen" dedcada aos primeiros ases (#1141) e a última vez em 2015. Este kit foi objeto de reviews nossos na Edição Weekend de 2008 e na Edição "Die Erste Kanonen" de 2010.

Não se deve confundir com o ancestral short run #8002, de 1994, um dos primeiros kits que a Eduard produziu - um bom kit para a época mas tornado obsoleto por este agora relançado.

O kit contém peças para montar tanto um E.II quanto um E.III, bastando escolher as peças corretas conforme as instruções. São três árvores em estireno cinza e uma pequena árvore em estireno transparente, fazendo o para-brisas.

Sendo um kit “Weekend”, acompanham as peças em estireno uma folha de decais que permitem decorar dois E.II diferentes e um folheto de instruções, que pode ser baixado aqui

 11-SprueA  12-SprueB
 13-SprueC  14-SprueD
21-Decals 22-Instr

Opções

Duas opções de decoração são oferecidas, representativas do estilo dos Eindeckers e com o mérito de escaparem dos repetitivos aviões de Boelcke, Immelmann, Udet e Richtofen que devem perfazer 99% dos modelos de Eindeckers montados.

As instruções propõem que os aviões sejam pintados de forma a simular a aplicação de dope transparente sobre o entelamento, mas diversas fontes modernas asseguram que os Eindeckers não exibiam esse tipo de acabamento. Pode ser recomendável um pouco de pesquisa adicional caso a acurácia em termos de cores seja um dos objetivos finais da montagem. Outro cuidado, as legendas dos esquemas de pintura estão trocados no folheto de instruções!

A Fokker E.II 69/15, Lt. K. von Crailsheim, Feldfliegerabteilung 53, Front Ocidental, Outubro de 1915

B Fokker E.II, 68/15, Lt. Brückmann, Armeeabteilung Gaede, Front Ocidental, final de 1915 - início de 1916

 51-A  52-B

Conclusão

Um excelente kit de um avião fundamental na História, muito bem detalhado e razoavelmente fácil de montar e pintar. Recomendado para todos os apreciadores de aviação.

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum