Spitfire Mk. VIII / IX cockpit door 1/48 – Eduard #648380
Escrito por Eduardo Mendes   
Qua, 18 de Abril de 2018 00:00

 00-package

Spitfire Mk. VIII / IX cockpit door 1/48 – Eduard #648380

Introdução

Como em vários aviões de seu tempo, não era muito fácil adentrar o cockpit do Spitfire, mesmo para os jovens pilotos de caça. Para facilitar essa manobra, entre as cavernas 9 e 11 pelo lado de bombordo existia uma pequena porta dotada de dobradiça. O seu acionamento era simples, ficando a porta trancada por um sistema de pinos e molas que a ancorava solidamente à fuselagem. O fechamento correto era essencial pois parte da corrediça do canopi era parte integrante da porta, caso a porta se movesse poderia não ser possível deslizar a capota.

Era possível dotar um pequeno pé de cabra para ajudar o escape do cockpit ou em outras situações de emergência. Esse pé de cabra era fixado à face interna da porta por um par de presilhas em U. Há alguma polêmica sobre a real utilidade desse pé de cabra (crowbar, em inglês), visto que ele consistia em um tubo de aço de parede fina com as extremidades sólidas e pouco mais poderia fazer pelo piloto do que ajudar a quebrar o acrílico da capota, caso essa não pudesse ser ejetada. No Pilots Notes’ dos Spits IX-XI, XVI menciona-se o uso do pé de cabra para romper a tubulação de emergência e permitir num último recurso que o trem de pouso abaixe no caso de uma falha do sistema pneumático. De qualquer maneira, a sua presença devia ajudar a elevar um pouco o moral dos pilotos. Não era incomum encontrar aviões sem esse pé de cabra, por decisão do piloto ou do pessoal do esquadrão.

Via de regra as portas recebiam a mesma cor interna do resto do cockpit (a maioria das vezes o Interior Green padrão). Era normal vermos estênceis com advertências sobre o uso da porta pintados também pelo lado de dentro, normalmente em letras vermelhas ou pretas. O texto variava um pouco.

Nos aviões operacionais os pés de cabra normalmente também eram pintados na cor do cockpit, alguns deixados em metal natural. A prática de pintá-los de vermelho é recente e por motivos de segurança. Há atualmente um consenso de que não é autêntico representá-las em vermelho a não ser em modelos dos aviões preservados modernamente.

O mesmo se aplica ao mecanismo de acionamento da porta, que hoje recebe um acabamento contrastante, muitas vezes em preto e amarelo. Esses mecanismos no tempo da Guerra na maioria dos Spitfires eram simplesmente pintados da cor do resto da porta e do cockpit.

O lado de fora da porta acompanhava em praticamente todos os casos o restante da pintura externa do avião.

 05-closedoor 06-opendoor

 

O conjunto

Mais simples impossível. Um bloco de resina traz dias portas, uma com e outra sem o pé de cabra. O mecanismo de acionamento da porta é incorporado à peça, assim como os detalhes da dobradiça.

Nada a fazer a não ser pintar a peça a gosto e aplicar um dos decais oferecidos (são quatro possibilidades, com o decal em duas seções para o caso de haver o pé de cabra, e com o decal inteiriço para a opção de não haver pé de cabra, ambos com letras em vermelho ou preto).

 

 10-original  22-inside  23-decal  41-decalpct

Conclusões

Simples, correto, direto.

Um acessório recomendado para complementar qualquer Spitfire 1/48, reduzindo o trabalho e aumentando a acurácia do modelo.

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 

 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum