Harrier T.2/T.2A/T.2N/T.3/T.4N/T.8 - Kinetic - 1/48
Escrito por Bunger   
Dom, 25 de Março de 2018 20:47

 

 

Capa

 

Harrier T.2/T.2A/T.2N/T.3/T.4N/T.8 - Kinetic - 1/48

 

 

Um pouco de história

Todo caça precisa de uma plataforma de treinamento. E no caso da família Harrier não foi diferente. Fossem Sea Harriers, Harriers ou AVs, os futuros pilotos necessitavam cumprir um extenso programa de treinamento para aprendizado de manejo e táticas da aeronave V/STOL mais bem sucedida da história.

A despeito de outras aeronaves de treinamento britânicas, esta versão apresenta a configuração em tandem, ou seja, o instrutor fica sentado atrás do aluno.

De uma forma geral, temos as seguintes aeronaves:

RAF - Royal Air Force

  • T.2 e T.2A: Treinador do Harrier GR.1, com diferença da motorização
  • T.4 e T4.A: Treinador do Harrier GR.3, com diferença no designador LASER e detector de sinais de radar

Royal Navy

  • T4.N: Treinador do Sea Harrier FRS.1
  • T.8: Treinador do Sea Harrier FA.2

USAF - United States Air Force

  • TAV-8A

Armada Espanhola

  • TAV-8S "Matador"

Força Aérea Tailandesa

  • TAV-8S

 

O Kit

A Kinetic começou dando ênfase na escala 1/48 e vem paulatinamente foi cobrindo "hiatos" de kits do mercado. Começou no Tracker, passou pelo magnífico Super Entendard e lançou dois Harriers numa seqüência capaz de corar qualquer bretão: Sea Harrier FA.2 em 2014 e Sea Harrier FRS.1 em 2015.

Estes kits tem como característica geral a alta qualidade nos decalques, nos detalhes de injeção, na presença de fotogravados e no sortimento de armas de forma que se tornam um ótimo produto em termos de custo beneficio: não há praticamente a necessidade de aftermarkets. 

Para este lançamento, temos mais de 280 peças distribuídas em oito grades sendo duas de transparências.

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Escala


Tomando como referência as plantas de um Harrier FA.2 na mesma escala presentes na publicação Modellers Datafile 11 - The British Aerospace Sea Harrier da SAM Publications, as medidas estão corretas com diferenças na casa de menos de um milímetro. Mais um excelente indicativo de qualidade na pesquisa e produção do kit.

 

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Armas e externos

Não é muito usual em referências ver as aeronaves de treinamento portando armas, entretanto temos os seguintes itens:

  • AIM-120 AMRAAM
  • AIM-9L Sidewinder
  • BAe Sea Eagle
  • Canhões ADEN 30 mm
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Canhões ADEN 30 mm BAe Sea Eagle AIM-9L Sidewinder AIM-120 AMRAAM Cabides

  

Além destes, temos os tanques de combustível:

  • 190 Gal
  • 100 Gal

 

 

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                 100 gal

 


Decalques e fotogravados

A folha de decalques é do tamanho de uma folha A4 e contém numerações e marcações que permitem modelar qualquer aeronave da RAF ou Royal Navy bem como três aeronaves das forças americana, espanhola e tailandesa respectivamente.

 

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Visão Geral Detalhes de impressão Qualidade da impressão

 

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                Fotogravado

Manuais

Outro ponto de melhora da Kinetic é o manual. Ainda que não seja comparável à manuais como Hobby Boss e Revell, contém instruções melhores sobre a mecânica de montagem em comparação com manuais anteriores da própria fabricante.

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Transparências

As transparências são completas, cristalinas e injetadas finamente. O cordão de detonação está presente na injeção, detalhe que sempre foi um problema em modelos de Harriers anteiores. 

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Pontos Fortes

O kit conta com diversas opções de montagem na diferenciação dos modelos de treinamento. A tecnologia de injeção e a resolução da Kinetic melhorou muito desde os primeiros kits, onde tínhamos alguns sprues na grossura de carpos. Siginifica que temos algumas estruturas injetadas em plástico que antes só veríamos com algum fotogravado ou fazendo em scratch.

Um dos pontos que sempre se criticou nos kits anteriores de Harrier era os ejetores de ar para o vôo vertical, normalmente moldadas em duas partes e criando uma fenda de difícil preenchimento nas aletas de ar. Isto requeria por exemplo recorrer a ejetores resinados, o que fora do mercado europeu eram peças caras e difíceis de achar.

O mesmo cenário ocorria com as entradas de ar basculantes da turbina Pegasus. A engenharia usada no kit permite que sejam montadas fechadas ou abertas. Em kits anteriores era preciso abrir essas entradas e garantir o perfeito espelhamento do serviço.

O cuidado no detalhamento do interior da cabine, dos painéis laterais e no relevo interno de todas as tampas (trens de pouso e acessos) é uma injeção de ânimo para a montagem.

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Detalhes de Injeção


A proficiência e a qualidade de engenharia se revelam em pequenos notáveis detalhes do kit, como mostram as fotos abaixo:

 

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Pontos Fracos 

O ponto fraco que podemos destacar no momento é a possibilidade de dobrar ambos os ailerons. Ainda que o modelista fique tentado a fazê-lo, essa é uma característica que só surgiu com a segunda geração da aeronave.

 

Marcações Disponíveis no kit


O kit oferece marcações para aeronaves abaixo:

Na "mais amada" versão Overall Gloss Black (preto brilhante):

  • Royal Navy Harrier T.8 ZD990, 899 NAS, 2006.
  • Royal Navy Harrier T.8 ZB604, NAS 899, 1996.
  • Royal Navy Harrier T.8 ZB605, 899 NAS, 1996.

Na versão Dark Sea Grey (Cinza naval escuro):

  • Royal Navy Harrier T.4N ZB605, NAS 899, 1985.

Com a camo completa de Dark Green (verde escuro) com Dark Sea Grey (Cinza naval escuro):

  • Royal Air Force Harrier T4A, XW265, 233OCU, 1992.

Com a mesma camo acima e Light Grey (cinza claro embaixo):

  • Royal Air Force Harrier T2, XW266, 233OCU, 1975.
  • US Marine Corps TAV-8A, VMAT-203, late 1970s.
  • Royal Air Force Harrier T4, XW272, No. 4 SQN 1980.

Com branco e gull grey

  • Armada Espanola (Spanish Navy) TAV-8A, 8 Escuadrilla (8th Sqn) 1988.
  • Royal Thai Navy TAV-8A, 301 Squadron, late 1990

 

Conclusão

Para aqueles que admiram a família Harrier, este é um kit obrigatório e desejado há muito tempo. Vale cada centavo, especialmente pela ausência de aftermarkets.

 

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Agradecemos à Lucky Models pelo exemplar de Review !

 

 
 
 
 
 
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