PZL 23B Káras IBG 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 20 de Fevereiro de 2018 07:08

capa

72507

No começo dos anos 30 a Polônia sentiu a necessidade de um avião de reconhecimento/bombardeiro leve, depois de avaliar algumas propostas estrangeiras os poloneses optaram por um desenho próprio. A PZL adaptou se projeto para um avião civil, o PZL 13, e a partir dele desenvolveu o PZL 23. O P23 era construído todo em metal, com capacidade para 3 tripulantes podendo carregar bombas em cabides externos. Além da Polônia também adquiriram o avião a Romênia e a Hungria, mas nas versões de exportação, devido a necessidade da troca do motor, o avião tinha denominação de PZL 43. Ainda que fosse um avião moderno para sua época, ele já estava ultrapassado no inicio da 2ª guerra, e as unidades que o operavam sofreram pesadas baixas.

foto1

 

IBG que tinha já um bom portfólio na militaria 1/35 e 1/72, passou a produzir também aviões na 1/72, o primeiro foi o RWD-8, avião de treinamento e agora vem com um lançamento mais complexo, o PZL 23, em 3 versões, 23A, 23B inicial e 23B final, que é o objeto deste review.

A qualidade da injeção é muito boa, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e linhas de painel com espessura boa para a escala, ainda que parecendo um tanto mais fundas do que o ideal. Os pontos de ligação entre as peças e as arvores são finos e facilitarão a separação das peças, o único ponto negativo aqui são as hélices com os pontos de ligação nas pás, nada que algum cuidado no corte e um pouco de lixa não possa resolver. O interior é bastante detalhado com assentos, manche pedais, rádio, alavancas, metralhadoras com seus suportes e painel de instrumentos em decais. Alguns detalhes internos do canopy são em fotogravados, o que vai demandar muito cuidado na montagem. O motor é razoavelmente detalhado, mas muito pouco se verá dele depois do kit montado. O trem de pouso permite a montagem com ou sem as capas de proteção. Além das metralhadoras, que tem detalhes básicos, mas adequados a escala, o kit contém um conjunto de bombas. As transparências são de ótima qualidade, finas e perfeitamente translúcidas. Uma pequena folha de fotogravados oferece alguns detalhes adicionais para o interior da cabine.

 

pec (1)

 

transp (1)
pe

 

 

 A folha de decais, impressa pela Techmod, é de ótima qualidade, filme fino, sem falhas de impressão e com cores sólidas. Com ele é possível fazer duas versões:

  • 23º esquadrão de reconhecimento, 2º regimento aéreo do exército de Krakovia, setembro de 1939
  • 41º esquadrão do 4º regimento aéreo, setembro de 1939
dec (1)

 

 

O manual é bastante completo, com mapa das árvores, instruções de montagem com vistas 3d e indicação de pintura em cores. O manual completo pode ser visto aqui.

m1

 

 

Conclusão

Neste primeiro lançamento de um kit de aviação 1/72 mais complexo, a IBG fez um excelente trabalho. Um kit com muitos detalhes, tudo bem adequado a escala, ótimas transparências, decais muit bons e por fim um avião bastante interessante.

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

 

alt

 

 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum