Chevrolet C15TA IBG 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 16 de Fevereiro de 2018 08:35

 capa

72053

Desenvolvido pela General Motors do Canadá, o C15TA era um veículo de transporte de tropas blindado com o mesmo conceito do M3 americano e construído sobre o chassi do caminhão Chevrolet C15. Foi empregado basicamente por tropas Canadenses e Britânicas no front europeu ocidental. No entanto o C15 teve uma vida útil longa tendo sido usado pelos franceses na indochina e pelos portugueses nas guerras coloniais da África até os anos 60.

foto fot2

 

O kit da IBG é bem injetado com peças bem definidas sem falhas ou rebarbas aparentes. As junções das peças com as árvores são finas e facilitarão o trabalho de retirada. No entanto árvore sem letra, que é comum a kit do Chevrolet C15 do mesmo fabricante, tem uma distribuição das peças na árvore bastante comprimida, com pouco espaço para o corte, o que vai dificultar o trabalho, principalmente com as peças pequenas. Fica nítida a diferença de engenharia entre a árvore mais antiga e as novas, o que mostra uma evolução do fabricante. O kit é bastante detalhado. A parte interna tem os assentos e encostos bem representados, as portas tem detalhes internos, as ferramentas são peças separadas e o kit ainda inclui os rifles, bem representados na escala. A carroceria é bastante recortada o que vai demandar algum trabalho de alinhamento na montagem. A árvore A, contém além do chassi um novo jogo de rodas. Pode-se ver claramente a evolução dos moldes quando se compara as novas rodas aquelas fornecidas pela árvore mais antiga, ainda que os cubos sejam um pouco menos profundos do que deveriam, são infinitamente melhores do que as antigas, que são, sem dúvida uma representação muito ruim (precisa atenção porque o manual ainda indica o uso das rodas antigas) O posto do motorista tem volante, alavancas de marcha e freio, mas não tem painel de instrumentos. Todas as portas e escotilhas podem ser montadas abertas ou fechadas e uma pequena folha de acetato fornece as transparências para os vidros frontais. Acompanha o kit uma pequena folha de fotogravados com detalhes internos e o suporte para os jerrycans.

f (1)
pe acetato

 

 

A folha de decais, impressa pela Techmod, tem boa qualidade com filme fino, cores solidas e sem falhas de impressão. Com ela é possível representar dois veículos:

C15TA 1º regimento Canadense, 31ª brigada da 79ª divisão blindada, Holanda, setembro de 1944.

C15TA 10º regimento blindado, 2ª brigada blindada canadense, Normandia, França, 1944

 

decal

O manual é bastante completo, com mapa das árvores, instruções de montagem com vistas 3d e indicação de pintura em cores.

m1

 

 

 

 

Conclusão

A IBG aumenta a sua linha de veículos de suporte aliados, abordando mais um veículo nunca visto nesta escala, com um kit bastante detalhado que certamente dará um modelo bastante convincente.

 

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

 

alt

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum