Type 89 IBG 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 16 de Fevereiro de 2018 07:43

capa

72038

 

O Tipo 89 foi o principal tanque médio japonês entre 1932 e 1942, usado basicamente como veículo de apo a infantaria. Seu canhão curto de 57 mm se mostrou bastante eficiente no combate a posições fortificadas e ninhos de metralhadora durante a invasão da china. Mas já era um tanque considerado obsoleto no início da 2ª guerra. Uma curiosidade é que o type 89, na sua versão a diesel, foi o primeiro tanque, produzido em larga escala, a usar este tipo de motorização.

foto

 

Tanques japoneses sempre foram pouco representados em qualquer escala, e na 1/72 a coisa era ainda pior. A Dragon começou a mudar este panorama lançado vários modelos de tanques leves e médios e agora a IBG completa o quadro lançando outros modelos ainda não representados nesta escala, como o tipo 89 deste review.

Este é o Tipo 89, produção intermediaria, a IBG tem o mesmo tanque nas versões inicial, final e diesel. A injeção é muito boa sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e bem representados na escala. A suspenção bastante detalhada e inclui esteiras injetadas do tipo elos e segmentos, com uma boa representação tanto na face externa como na face interna. Tanto o casco, como a torre, trazem ótimo detalhamento de rebites, grades de ventilação, dobradiças e portinholas, mas penas a escotilha superior da torre tem a opção de ser montada aberta. O canhão tem a boca aberta, mas a abertura é pouco profunda e para uma representação melhor o ideal será aprofunda-la um pouco mais. As ferramentas são peças separadas o que melhora o realismo da representação. Acompanha o modelo uma pequena folha de fotogravados com uma grelha de proteção para o escapamento (opção melhor que uso da peça injetada) e cintas metálicas do dispositivo traseiro de passagem por trincheiras.

f (1)

pe

 

 

A folha de decais impressa pela Techmod, com filme fino e sem falhas de impressão ou registro, permite montar uma única versão

decal

7º regimento de tanques, Shangai, 1937

O kit também inclui duas figuras, uma com meio corpo para ser colocada na torre e outra de corpo inteiro. Ambas têm boa representação, com detalhes adequados a escala e certamente darão mais vida aquém quer representar o modelo numa pequena cena, ou mesmo em um diorama.

 

fig (1)

 

 

O manual é bastante completo, com mapa das árvores, instruções de montagem com vistas 3d e indicação de pintura em cores.

 

m1

 

Conclusão

Um ótimo lançamento da IBG, com u kit muito detalhado de um veículo sem representação anterior nesta escala. A inclusão do par de figuras, de boa qualidade, é mais um ponto positivo do kit.

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

alt

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum