Dive Bomber PE-2 Air Force Finland - UM 1/72
Escrito por Nilton Cardoso   
Qua, 20 de Janeiro de 2010 00:00

Kit No. 102

Breve histórico (Fonte: Wikipédia):

O Petlyakov Pe-2 foi um bombardeiro de mergulho soviético usado na Segunda Guerra Mundial. Ele era rápido e manobrável e ainda assim durável, sendo produzido em grandes quantidades.

O primeiro protótipo voou em dezembro de 1939, tendo sido projetado como escolta em altas altitudes. Era uma aeronave sofisticada para seu tempo, tendo características como cabine pressurizada, construção em metal, supercharges e muitos sistemas eletricamente atuados.

Quando a produção já estava pronta para começar, a Força Aérea Soviética ordenou que se re-projetasse o avião com a função de bombardeiro. Sendo assim, a pressurização da cabine foi retirada assim como os 'superchargers' do motor, sendo adicionados freios de mergulho, assento para um bombardeiro, baias na fuselagem e nas naceles do motores para bombas, assim como outros refinamentos aerodinâmicos menores.

Em 1941 após o começo da 'guerra da continuação', a Finlândia comprou 6 Pe-2 da Alemanha que foram capturados dos Russos, sendo comprado um sétimo em 1944.

A Finlândia planejou utilizá-los inicialmente como bombardeiros de mergulho, mas mudou seu papel para aeronave de reconhecimento de longo alcance.

O kit:

O kit faz parte de uma linha de versões de Pe-2 da UM, vem embalado em uma caixa de 17.5x23.8x54.3cm, com um desenho do Pe-2 de n°215 utilizado pela força aérea Finlandesa. A caixa não apresenta fotos de um modelo montado.

O kit apresenta cerca de 226 peças em estireno (23 transparentes), sendo utilizadas 175 para a montagem da versão Finlandesa, 6 peças em resina e 4 detalhes em photo-etched (diferentemente do informado na caixa). Vem embalado em 4 sacos plásticos: um para as 4 galhas de estireno, outro para a galha de transparências e folha de decais, outro para o photo-etched e partes em resina e outro para as folhas de instruções.

As instruções de montagem são apresentadas em duas folhas dobradas, escritas em Russo e em Inglês, bem detalhadas. A impressão estava um pouco clara e falhada, mas nada que atrapalhe o entendimento.

O esquema de pintura é apresentado em uma folha colorida. São propostas duas versões Finlandesas. A indicação das cores propostas são baseadas na codificação da Humbrol.

O plástico é bom, as peças saem com facilidade e o kit é adequadamente injetado em baixo relevo, com detalhes em alto relevo. Algumas peças apresentam rebarbas, mas uma rápida lixada deve resolver o problema.

No geral o kit tem um nível de detalhamento bom para a escala de 1/72: cockpit com painel de instrumentos frontal, assento e manche, cavernas da fuselagem, armamento dos artilheiros traseiro superior e inferior. A montagem do painel de instrumentos é feita utilizando-se decalques que devem ser fixados por trás de transparências.

As peças em photo-etche são utilizadas para detalhes um tanto quanto imperceptíveis, enquanto as peças em resina complementam uma seção inferior da fuselagem.

As transparências são um pouco grossas, principalmente o canopi, e um pouco opacas.

Os decais também não são um ponto forte do kit, aparentemente são grossos e apresentam uma grande sobra do filme. A folha de decais apresenta marcações para uma versão Soviética além da Finlandesa.

Abaixo montagem a seco da fuselagem. Pode-se perceber o empeno das partes.

Uma grande quantidade de peças não são utilizadas na montagem da versão finlandesa, principalmente armamento. Existe nas galhas grande quantidade de bombas que não fazem parte da versão Finlandesa apresentada. Isso abre possibilidade para montagens de outras versões do Pe-2.

Considerações finais:

No geral um bom kit, recomendado para modelistas de nível intermediário.

Obrigado Hobbyterra pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum