Messerschmitt Bf109G-6 - Hasegawa 1/48
Escrito por Álvaro Tossato   
Ter, 12 de Janeiro de 2010 00:00

Kit No. JT47

 

Breve histórico.

O Messerschmitt Bf 109 - também conhecido como Me 109 - foi um Avião de Caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronaves mais produzidas na história. Havia demanda por um moderno avião de caça para a Força Aérea (Luftwaffe) que se desenvolvia em segredo. Sua construção teve início em 1934 sob a direção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de Aviões (Bayerischen Flugzeugwerken - daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha.

O primeiro vôo aconteceu em maio de 1935, o Bf 109 foi posto a prova pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola. De 1937 até a Segunda Guerra Mundial, todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permanentes melhorias até o fim da guerra.

Seu criador Willy Messerschmitt durante a guerra se separou da empresa original e fundou a própria (com a sigla da empresa sendo Me), por isso existem aqueles que defendem que a partir das versões "F" em diante tenham que ser chamadas de Me 109, embora este apelido nunca tenha sido oficial.

Também outras numerosas forças aéreas adquiriram aviões deste modelo, por exemplo, Finlândia, Croácia, Romênia, Hungria e Suíça e ironicamente, o principal caça da Alemanha Nazista também serviu depois da guerra, outras forças aéreas como a Força Áerea Israelense nas primeiras guerras contra os árabes. O Bf 109 serviu também, além de sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça noturno e aeronave de reconhecimento.

Foi um avião muito bem sucedido, alvo de críticas e também de admiração e respeito, pilotado por alguns dos maiores ases da Alemanha como Erich Hartmann, o demônio negro da Ucrânia 352 vitórias, Werner Mölders 115 vitórias.

Os pilotos da Luftwaffe reclamavam de seu cockpit muito apertado, tornando voar no BF 109 claustrofóbico, mas alguns pilotos diziam que isso era uma vantagem, já que ao entrar no aparelho a única coisa que se vinha a mente era derrubar inimigos. Também era crônico o problema de aterrisagem do Me-109 devido ao pequeno espaço entre os dois trens de pouso, o que o fez difícil de decolar e pousar, causando muitos acidentes. Mesmo assim o caça foi a espinha dorsal da Luftwaffe na II Guerra Mundial, e ainda lutou em vários conflitos após a guerra sendo construído pela AVIA da Tchecoslováquia e grande números destes foram utilizados por árabes e israelenses nos diversos conflitos iniciais no oriente médio.

Bf 109 G-6: O modelo Me 109G-6 tinha um motor Jumo 210Ga com 1.800HP de potência. A envergadura era de 9,92m e o comprimento de 8,85m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.400Kg; atingia a velocidade máxima de 621Km/h, com alcance de 998Km e teto de 11.500m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 13mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm.

O kit:

O kit vem com 76 peças, divididos em duas embalagens de acetato transparente. Em uma das embalagens, vem todos os 5 sprues na cor cinza. As transparências e a folha de decais vem em uma única embalagem de acetato a parte, como é comum a Hasegawa.

Instruções bem detalhadas e claras, não apresentando dificuldades de entendimento para o modelista.

Detalhes:

Plástico macio e sai com facilidade, tendo que se ter cuidado na remoção de algumas peças pela sua delicadeza. As peças são bem detalhadas.


Versões apresentadas pelo fabricante:

O kit vêm com dois exemplos de pintura e decalques para duas versões.
- J. Gr. 50 Oblt. Alfred Grislawski.
- 11/J27 Obfw. Heirinch Bartels

Acredito que seja um modelo para nível intermediário, pelo grau d dificuldade e pela quantidade de peças.

Obrigado Hobbyterra pelo exemplar para review!

 
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