Spitfire Mk.VIII 1/72 Weekend - Eduard #7442
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 21 de Novembro de 2017 00:20

00-Box

Spitfire Mk.VIII 1/72 Weekend - Eduard #7442

 

Introdução

Mesmo armas extremamente sofisticadas para o seu tempo, como o Supermarine Spitfire, tiveram que evoluir muito rapidamente para fazer face ao apresentado pelos inimigos. A corrida para aumentar o desempenho com eficiência e segurança operacional levou, durante o ano de 1941, ao desenvolvimento dos motores Rolls Royce Merlin da série 60. Equipados com um compressor de dois estágios e duas velocidades, a sua grande vantagem era a versatilidade, oferecendo desempenho modulado em uma grande faixa de altitudes com melhor consumo de combustível – importante para estender o sempre problemático alcance do Spitfire. Auxiliado pelos supercompressores, a 9.100 metros de altitude um Spitfire com motor Merlin da série 60 possuía nada menos que 300 cavalos a mais que o Merlin 45 que equipava os Mk.V, o que se traduzia em um ganho de velocidade de mais de 100 km/h!

Se esses novos motores Merlin eram mais potentes (e mais pesados) que os Merlins II originais, os esforços aplicados à estrutura do Spitfire estavam se aproximando do limite do razoável. A solução encontrada envolveu uma extensiva reengenharia da estrutura interna das fuselagens e das asas. Isso permitiria estender consideravelmente a vida útil do projeto do Spitfire, capacitando-o a receber motorizações ainda mais potentes e a ser submetido a esforços cada vez maiores.

O posicionamento do centro de gravidade e seus efeitos sobre a estabilidade do avião, bem como a necessidade de aumentar o poder de fogo, munição e o raio de ação também foram fatores considerados nesse quase redesenho do Spitfire. A partir dessas considerações, outros itens em desenvolvimento foram incorporados, como tanques de combustível nos bordos de ataque internos das asas e a bequilha retrátil que seria lançada no (cancelado) Mk.III. Outro aspecto importante foi a introdução de ailerons encurtados, que visavam aliviar os esforços em manobras e, principalmente, reduzir o flutter em altas velocidades.

Duas variantes desse "Super-Spitfire" foram concebidas: o Mk. VII, equipado com Merlins 64 especiais para grandes altitudes e o Mk. VIII, que receberia os Merlins 61. A ideia era que os Mk.VII seriam o tipo principal de produção (dentro do cenário esperado de batalhas predominantemente travadas em grandes altitudes) e os Mk.VIII seriam um tipo complementar que substituiria os Mk.V “clipped, cropped, clapped” equipados com os motores Merlin 45M nas missões em baixa altitude. Esses aviões seriam produzidos somente a partir de 1943, pois exigiam um extenso programa de adequação nas linhas de produção, com troca de ferramentaria e gabaritos nas fábricas.

Com o inesperado surgimento do FW 190 no segundo semestre de 1941, foi necessário acelerar o lançamento dos Spitfires com motores da série 60, surgindo o “provisório” Mk.IX, um Mk.V com o novo motor adaptado às pressas e que acabou se tornando um grande sucesso. Enquanto a produção dos Mk. IX foi priorizada e direcionada para grande fábrica de Castle Bromwich, o desenvolvimento e produção dos novos Mk.VII/VIII foi realizado com prioridade mais baixa na própria fábrica da Supermarine, pois a principal demanda (de caças capazes de fazer frente imediata aos FW 190) estava razoavelmente bem coberta pelos Mk.IX.

Somente no final de 1942 os primeiros Mk.VIII começaram a ser entregues. Nesse ponto, entrou em jogou um fator importante na aviação de combate que é a padronização dos equipamentos. O uso dos Mk.IX já estava disseminado entre as unidades da RAF, e a manutenção e a cadeia de suprimento de peças de reposição toda girava em torno das células já operacionais, entre elas um contingente ainda importante de Mk.V. A RAF decidiu então que os Mk.VIII, embora mais modernos, seriam usados primordialmente nas unidades de além-mar, fora do teatro europeu ocidental. Afinal, uma vantagem importante dos Mk.VIII era o seu raio de ação, que podia ser aumentado pelos tanques de combustível auxiliares, aspecto valioso nesses tetros de operação. Assim, os Mk. VIII combateram - com destaque –no norte da África, Itália, Sul da França, Oriente Médio, Índia, Birmânia e no extremo oriente. Onde seriam mais úteis e causariam menos problemas. Já a não concretização dos ataques alemães a grandes altitudes (sim, a Inteligência também falha!) acabou determinando que poucos Mk. VII fossem produzidos e encaminhados apenas a algumas unidades selecionadas.

Vale mencionar que vários dos avanços que foram concebidos ao longo do desenvolvimento dos Mk.VIII, como o filtro Vokes universal, o leme pontudo de maior área, a capota em bolha, acabaram sendo incorporados aos poucos nas linhas de produção do “temporário” Mk.IX, contribuindo para a enorme diversidade de feições que o Mk.IX/XVI apresentou em operação.

De qualquer maneira, os Spitfires tipo 360 (Mk.VIII) representaram o ápice do desenvolvimento dos Spitfires com motor Merlin. Com um excelente raio de ação (1060 km com a tancagem interna e até 1900 km com tanques suplementares) e desempenho similar ao do Mk.IX, também é apontado por muitos como o mais elegante de todos os Spitfires.

 

O kit

Como os demais kits da Eduard de Spitfires Merlin Série 60 na escala 1/72, este kit é composto de seis árvores de peças, cinco das quais são comuns a todos os kits e uma (no caso desta versão, a árvore “F”) que é específica contendo a fuselagem, asas, capotas do motor e lemes de direção.

O acabamento das peças é muito bom e as medidas são bastante exatas.

 10-F0  11-F1  12-F2  13-F3
 20-A  21-B  22-C  23-D-E

Como trata-se de uma versão Weekend, acompanha o kit apenas uma folha de decais que permitem modelar duas opções, ambas bastante conhecidas pelos entusiastas do Spitfire. A primeira é o A58-602, RG-V, do Esquadrão 80 da RAAF. Pilotado pelo Wing Commander Bobby Gibbes, este avião operava em Molotai em abril de 1945. A segunda é um Mk.VIII com as pontas das asas “estendidas”, especiais para grandes altitudes. O JF330, “HB” era a montaria do Vice Marechal do Ar Harry Broadhurst, comandante da Desert Air Force em janeiro de 1943. Este avião é camuflado no padrão do deserto, Dark Earth / Midstone / Azure, com o cubo da hélice vermelho. Coerente com a proposta da linha weekend, a folha de decais também oferece cintos de segurança e as faces dos instrumentos do painel principal, que podem ficar razoavelmente convincentes caso o cockpit seja montado fechado.

 30-decals  32-panel belts
40-decA 41-decB

O folheto de instruções segue o padrão das edições Weekend, apresentando em 12 folhas tamanho A5 a disposição das peças nas árvores, uma lista de tintas segundo os códigos dos produtos da GSI Creos / Gunze, a sequência de montagem bem ilustrada e os esquemas de pintura e de aplicação dos decais. Tudo bem colorido e impresso em papel de excelente qualidade. Você pode baixar as instruções em PDF no site da Eduard, seguindo este link.

Conclusão

Esta é uma opção mais barata e de montagem mais simples e direta para se ter na coleção aquele que é considerado por muitos o mais belo dos Spitfires, usando o melhor kit disponível no momento na escala 1/72. A escolha das decorações também foi bastante feliz, permitindo montar em ambas as possibilidades apresentadas aviões igualmente bonitos e representativos.

Recomendado sem restrições para todos os apreciadores de Spitfires e da escala 1/72.

 

O conjunto de Fotogravados SS601

 90-SS601 package  91-SS601

Para complementar este kit, a Eduard disponibiliza em separado o conjunto de fotogravados SS601. Com esse conjunto é possível melhorar nitidamente o detalhamento do cockpit e de outras áreas como os radiadores e pinças do trem de pouso. As instruções para este conjunto específico podem ser baixadas a partir deste link.

Recomendado para quem desejar tirar mais do kit Weekend.

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum