Bazooka rocket launchers for P-47 - Eduard (632089)
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 21 de Novembro de 2017 00:10

 

Lançador 632089 b

BRASSIN 632089

 

1. Breve histórico

Hoje temos para review os lançadores de foguetes para P-47 Thunderbolt da espetacular série Brassin da Eduard.

Sobre história, melhor deixar o “Birrento D-4” e o Brigadeiro Ruy Moreira Lima contarem o que achavam deste armamento. Vejam só!

“O D-4, vaidoso de ter ao seu serviço essa dedicada equipe, olhava os seus companheiros de esquadrilha com certo convencimento. Parecia gente. Contente, Cansado, Santos, Manso e eu falávamos com ele chamando-lhe a atenção sobre seus defeitos. Ele prometia corrigir-se, mas na hora do voo, no entusiasmo do combate, esquecia tudo, esbanjando gasolina e respingando aquelas gotas de óleo no para-brisa. Foi assim até o fim da guerra. Sujeito birrento aquele!

Não gostava dos alemães. Durante um bombardeio picado, quando não acertava em cheio no alvo suas bombas de 500 libras, errava por pouco, anotando o Miranda Correia no relatório: “near miss”. As oito metralhadoras eram terríveis. Suas rajadas curtas geralmente destruíam o objetivo visado. O que ele não gostava muito de usar eram aqueles seis foguetes calibre 105mm. Aliás, ele se sentia mal quando o obrigavam a voar com aquela tralha sob as asas.

Muitas vezes me segredava: “Tira esse troço que me atrapalha o voo, e eu te compensarei com o resultado obtido com as metralhadoras”. Eu ouvia e aconselhava calma. Havia de chegar o dia que o Oficial de Operações tomaria a decisão de nos livrar daquilo. O bom D-4, quando não cumpria missões com foguetes, fazia certos tratos com o Manso que eu fingia ignorar. “Ô Manso! Por que você não aumenta a quota de munição incendiária na fita das metralhadoras?” Manso atendia, eu fazia vista grossa e sentava a pua nos “tedescos”. (Lima, Rui Moreira, Senta a Pua!, 2ª Ed., INCAER, 1989, pg. 26)

Melhor explicado impossível!

P-47-FAB D4 RUI-MOREIRA-LIMA

 

2. Os lançadores de foguetes

Segundo o manual técnico TM 9-395 do Departamento de Guerra Americano, datado de 13 de maio de 1944, editado exclusivamente para tratar dos lançadores de foguetes de 4.5” e suas munições, eram três os modelos disponíveis: M10, M14 e M15. Suas diferenças são verificadas no quadro abaixo, e creio ser o suficiente para nós plastimodelistas:

Material dos tubos

Plástico (M10)

Aço (M14)

Liga de magnésio (M15)

Peso dos lançadores

80 libras

190 libras

86 libras

Tamanho dos tubos

10 pés

10 pés

10 pés

Espessura dos tubos

¼ polegadas

1/8 polegadas

3/16 polegadas

Estes lançadores, independentemente do modelo, segundo o manual, poderiam ser utilizados em aeronaves P-38 Lightning, P-39 Airacobra, P-40 Warhawk, P-47 Thunderbolt, P-51 Mustang, A-20 Havok e A-36 Apache.

O manual nada menciona sobre o acabamento dos lançadores, entretanto, informações colhidas na internet dão conta de que não eram pintados. Isso justificaria ver fotos de aeronaves com lançadores escuros (M10 em plástico) e outros, como no grupo de Caça da FAB, lançadores claros.

Ao que parece, a FAB em combate apenas recebeu os modelos M15, de liga de magnésio, e por isso suas fotos sempre mostram peças claras. Entretanto, o lançador preservado no MUSAL no Rio de Janeiro está pintado em Neutral Gray.

As munições tem capítulo destacado no manual, que indica tanto aos foguetes M8 (ativos) quanto os M9 (treino), a pintura em Olive Drab com marcações em amarelo.

 

3. O lançador em escala 1/32

Apresentado em caixa de papel com espumas para proteção, o lançador de foguetes da Eduard é indicado para o P-47 da Hasegawa na escala 1/32. Entretanto, como vimos, não será complicado aplicar em outra aeronave das acima listadas, com algum estudo e pequenas adaptações.

Dimensões corretas, resina de alta qualidade sem bolhas ou deformações. As fitas de amarração são representadas em metal fotogravado.

Os canos dos lançadores não são ocos ou vazados, mas as peças de bocal apresentam profundidade adequada para a representação, com belos detalhes na culatra.

Instruções em pequena folha recortada de impressão colorida, de fácil compreensão, não apresentando qualquer dificuldade.

Não há máscaras de pintura, decais ou munições.

 

Lançador 632089 d Lançador 632089 e Lançador 632089 c Lançador 632089 a

 

 

4. Conclusão

Peça quase fundamental para nós “Fabianos”, apesar das reclamações do D-4, como vimos acima. O Thunderbolt completamente armado fica indiscutivelmente lindo!

Golaço da Eduard! Altamente recomendado! 

 

Agradecemos a Eduard pelo envio deste exemplar para avaliação!

eduard-logo

 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum