Lightning F.6 "Royal Air Force" - 1/144 - Platz
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Jr   
Qua, 08 de Novembro de 2017 00:10

IMG 5839

Plazt - FC6

O Lightning é um avião de combate supersônico da era da Guerra Fria. Foi projetado, desenvolvido e fabricado pela English Electric, que posteriormente foi absorvida pela recém-formada British Aircraft Corporation. Foi então comercializado como BAC Lightning. O Lightning era o único avião de combate britânico que atingia Mach 2. O Lightning foi usado pela Royal Air Force (RAF) e pela Royal Saudi Air Force (RSAF). Embora tenha sido o principal interceptor da RAF por mais de duas décadas, nunca foi utilizado para atacar outra aeronave.

O Lightning é alimentado por dois motores Turbojet Rolls-Royce Avon em uma instalação empilhada na fuselagem. O Lightning foi desenvolvido para interceptar bombardeiros cada vez mais capazes velozes, com os  Tupolev Tu-16, Tupolev Tu-22 e Tupolev Tu-95.  Para tal, tinha uma taxas excepcionais de subida, teto operacional e velocidade final; os pilotos descreveram que voar com o Lightining era como "decolar em um foguete espacial". Essa performance fez do Lightning uma aeronave "crítica de combustível", o que significava que suas missões eram ditadas em alto grau pelo seu alcance limitado. Desenvolvimentos posteriores proporcionaram maior alcance e velocidade, além de sua utilização em missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo.

Após sua aposentadoria no final da década de 1980, muitas das aeronaves forma enviadas para exposição em museus e, até 2009, três Lightnings continuaram a voar em "Thunder City" em Cape Town, África do Sul. Em setembro de 2008, a Instituto de Engenheiros Mecânicos da Inglaterra conferiu ao Lightning seu "Prêmio de Patrimônio da Engenharia" em uma cerimônia na fábrica da BAE Systems, no Aeródromo de Warton.

LightningF6

A marca japonesa Platz apresenta o Lightning F.6 "Royal Air Force", na escala 1/144. Trata-se de um pacote com peças para montar dois modelos completos, composto de dois conjuntos com 06 de árvores em plástico marrom de alta qualidade e 01 em plástico transparente. As peças não apresentam rebarbas ou falhas, com linhas de painel em baixo relevo, com espessura compatível com a escala. Acompanha os conjuntos duas folhas de decalques, com marcações para três opções de pintura, são de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião inglês.

IMG 5842

IMG 5857 IMG 5866 IMG 5872 IMG 5873
IMG 5868 IMG 5877 IMG 5859 IMG 5845

O manual de instruções tem 02 páginas, uma em preto e branco e outra colorida, em papel couché, textos em japonês e inglês. A primeira página contém as instruções de montagem e o mapa de peças. A segunda página a tabela de cores, com referências para as tintas das marcas Gunze e Model Master e as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques das três versões de pintura disponíveis.

Scan-1 edited-1 Scan edited-1

A Platz nos oferece mais uma opção de modelo na escala 1/144, consolidando-se como um ótimos fabricante de modelos dessa escala. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, admiradores da dessa escala!    

Agradecemos a PLATZ pelo exemplar deste review.

alt

 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum