Russian Iskander M e Iskander K - Modelcollect 1/72
Escrito por Edson Alves   
Ter, 19 de Setembro de 2017 08:41
iskander 00 iskander 01

RUSSIAN 9K723 ISKANDER-M TACTICAL BALLISTIC MISSILE MZKT CHASSIS - UA72105

RUSSIAN 9K728 ISKANDER-K CRUISE MISSILE MZKT CHASSIS - UA72032

 

 O sistema Iskander de mísseis está entrando em operação nas Forças Armadas russas, e até 2020 será a plataforma padrão para diversos mísseis táticos ou de cruzeiros do arsenal russo, utilizando o chassi do caminhão MZKT. Os primeiros modelos à entrarem em operação são o M - com um míssel tático, e o K, com um míssel 'cruise' de longo alcance, e que está gerando polêmica com a OTAN, pois pode carregar ogivas nucleares e atingir a maior parte da Europa.

Os dois modelos - principalmente o M - já estão em operação com as forças russas na Síria, e - apesar das promessas iniciais do governo russo de não exportá-lo devido à capacidade de carregar armamento nuclear - a Armênia já é a primeira nação estrangeira a recebê-lo.

iskander 02

OS KITS:

Como a única coisa que difere entre os dois kits são os mísseis, estes dois lançamentos serão tratados como um só neste review. 

O nível de detalhamento dos modelos é muito bom para a escala, no tradicional plástico cinza da Modelcollect, que é um pouco mais mole do que deveria, mas não atrapalha o processo de montagem.

 

O Chassi MZKT:

Compreende a cabine (incluindo até peças para o motor - que não fica visível) e o compartimento dos mísseis - cabem dois em cada tipo. As rodas são em borracha e muito bem detalhadas. As transparências também são de boa qualidade, e quanto aos decais, são a folha genérica que acompanha a maioria dos caminhões russos modernos da Modelcollect.

A folha de fotogravados contém peças apenas para o MKZT (e não para os mísseis), e conta inclusive com limpadores de parabrisas!

 

E aqui, a única, mas significativa, crítica ao kit. O compartimento dos mísseis é detalhado, mas estranhamente os kits não foram feitos para serem montados abertos - ou seja, ou você nem se preocupa em montar e colocar os mísseis no lugar, ou terá que fazer um trabalho em 'scratch' para detalhar os suportes das portas do compartimento na posição aberta para lançamento (ver fotos acima). 

O manual mostra claramente isso:

 

O ISKANDER-M:

É um míssel tático, com uma ogiva convencional de 700 kilos (ou uma ogiva nuclear de 50 kilotins) e alcance de 500 kilometros. Tem a capacidade de ficar alterando sua trajetória em vôo para confundir as defesas inimigas e pode ter seu alvo redesignado durante o trajeto. Quanto ao kit, os dois mísseis são bem detalhados, e de acordo com as fotos, bem fiéis ao original.  

 

O ISKANDER-K:

Trata-se de um míssel de cruzeiro, com capacidade tanto convencional quanto nucelar, com alcance entre 500 a 2.000 kms (dependendo da versão). O kit contem os dois tubos lançadores e um míssel, que seria uma peça para ser exposta fora, porque dentro do tubo ela não seria vista mesmo. Ou seja, como o tubo também não dá para ser visto... 

 

Quanto aos manuais, seguem o padrão da empresa. Cada kit vem com uma sugestão de pintura, tendo sempre as tintas da AK como referência.

 

CONCLUSÃO:

A MODELCOLLECT traz mais dois significativos veículos russos modernos para sua coleção. O que não dá para entender é porque eles não fizeram melhor o compartimento dos mísseis...

 

Agradecemos à Modelcollect o exemplar deste review

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum