BF-108 Taifun - Eduard 1/48 (8084)
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 03 de Novembro de 2009 00:00

Eduard 8054

 

Breve histórico:

Originalmente desenvolvido como aeronave de passeio civil, o primeiro protótipo já voava em 1934, impulsionado por um motor V8 invertido de 250hp (Hirth HM 8U).

A primeira modificação, a partir do protótipo, foi adaptar o Taifun para 4 passageiros, e a versão “B” voou em 1935 usando o motor Argus AS 10, também V8 invertido de 240hp, sendo este o mesmo motor utilizado em outras pequenas aeronaves alemãs, como o Storch e o FW 56.

A adoção pela Luftwaffe ocorreu durante a WWII, como aeronave de staff e ligação. Sua fabricação foi então transferida para a França ocupada, e continuou sendo produzido mesmo depois da guerra, como 'Nord 1000 Pingouin'.

O Kit:

Ao abrir a boa caixa da Eduard de tamanho pequeno encontramos 4 galhas, sendo uma de transparências, contendo ao todo 91 peças de plástico de alta qualidade oliva claro, sem rebarbas ou falhas de injeção, mais um set de photoetches contendo detalhes diversos para o interior, máscaras para pintura do canopi, uma fantástica folha de decais e instruções em livreto tamanho A4 de papel couche com precisas instruções e profiles coloridos para pintura, indicando cores da linha Gunze.

Este Taifun foi originalmente lançado pela Eduard no final dos anos 90, mas continua atualizado. Linhas de painel baixas e finas, montagem simples e belos detalhes.

O cockpit do tipo “carro de passeio” é o diferencial desta aeronave. Com a grande carlinga de várias janelas é possível visualizar todo o interior. O plástico é completamente translúcido e não oferece distorções. Talvez por isso a Eduard não tenha pensado na possibilidade de portas já abertas. Olhando o kit hoje, este seria a grande pedida para deixá-lo mais vistoso ainda. Quem sabe a Eduard não atualiza isso num futuro e lança um novo canopy?

O motor é uma jóia a parte. Como dito na introdução, trata-se de um legítimo V8! Os pistões ficam de ponta-cabeça, possibilitando perfeita visualização dos detalhes através da grande janela de refrigeração frontal. Montado, o motor deve ser encaixado nos montantes que ficam presos à parede de separação do cockpit. A boa notícia é que com pequenos cortes se pode deixá-lo completamente à mostra, possibilitando opções para vinhetas e dioramas.

Preparados o motor e o cockpit, que não apresentam grandes complicações, é chegada a hora de encaixar o cockpit no conjunto da fuselagem. Cuidado aqui, pois vais precisar afinar a parede lateral do cockpit para um perfeito encaixe. Faça bons testes a seco antes desta fase e vai dar tudo certo. A montagem final é simples e direta, mas na parte exterior as rodas poderiam ser mais bonitas.

Apesar de não mencionado nas instruções e não haver versão de decal, o kit possibilita a montagem, ou da versão B ou da G. Bsta pesquisar, as peças estão alí.

Esta é a primeira vez que este kit sai com photoetches coloridos. Belos e altamente detalhados como sempre, trazem cintos de segurança para os 4 assentos, painel em RLM 02 (um pouco claro ao meu ver), fiação para o motor, cabos de freio para o trem de pouso, maçanetas e retrovisor, dentre outros.

Versões de pintura:

Força Aérea Iugoslava, Kraljevo, 1940
Sonderkommando Blaich, Libia 1942
4.(H)/13, Romenia, 1940
Flugbereitschaft Luftflotte 4, 1941
I./JG27, Innsbruck 1941

São 5 as possibilidades desta caixa. 3 alemãs no tradicional RLM 70/71/76, uma alemã tropical em RLM 79/76 e manchas esparsas em RLM 80, e a grande novidade, destacada na arte da tampa da caixa, da Força Aérea Iugoslava, em camuflagem de 3 cores, castanho, marrom e verde, sobre cinza claro. Muito bonito e diferente!

Decais da Cartograf, que como sempre, são de excelência a toda prova. Finos, sem sobra de filme e no registro.

Conclusão:

Excelente kit de uma aeronave que dificilmente se vê por aí, recomendo enfaticamente! O BF-108 da Eduard é uma daqueles kits que eu indico de olhos fechados até mesmo para iniciantes, o que não o desmerece. Simples, direto e honesto, proporciona uma rápida montagem sem grandes necessidades de puty e lixa.

Veja a montagem e dicas aqui mesmo na APRJ!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
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