Avia B-534 Series I e II Dual Combo
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 22 de Junho de 2017 21:48

70103

 

Ao lançar o B-534 na 1/72 a Eduard recebeu críticas em relação a alguns detalhes do modelo, como resposta a estas críticas ela adotou uma solução de meio termo. Lançou este dual combo que permite fazer os B-534 da primeira e segunda série, introduzindo neles algumas modificações em relação aos modelos anteriores e ao mesmo tempo lançou um Overtree contendo apenas as arvores das asas. A principal diferença entre as serie I e II, e as III e IV, é a entrada de ar sob o motor que não existia nas series iniciais.

O kit segue a mesma engenharia anterior mas apresenta as seguintes modificações que podem ser vistas nas fotos, o molde novo está sempre em primeiro plano.

  • As costuras do entelamento das asas foram modificadas, fazendo com que os detalhes fiquem menos pronunciados.
  • A capota do motor teve o desenho modificado e os detalhes ficaram mais nítidos
  • O entelamento da deriva foi suavizado e modificado
  • A forma como as estruturas de suporte da asa superior se encaixam nas asas inferiores foi modificada, o que antes era um pequeno pino agora é um ponto de encaixe bem mais largo.

 

Sendo um dual combo Profipack o kit inclui peças para se montar dois modelos. Além disso inclui 2 conjuntos de fotogravados, mascaras para pintura e decais para 8 versões.

A qualidade da injeção é muito boa sem marcas ou falhas. Os dois kits , serie I e II, se diferenciam apenas na arvore H e I respectivamente, onde estão as fuselagens com uma ou duas armas na lateral e as metralhadoras que eram montadas sobre as asas inferiores em alguns aviões da série I . As rodas muito bem detalhadas, são oferecidas com e sem a cobertura de proteção. Os montantes das asas têm espessura em escala. As grades do radiador são bem representadas, mas não existe a possibilidade de monta-las na posição aberta, existindo uma grelha em fotogravado para a parte traseira da cobertura do radiador. Tanto o leme vertical como os horizontais são feitos de forma que se possa monta-los em posição neutra ou acionada. As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções.

 

 

O conjunto de fotogravados inclui grelhas, painel de instrumentos, cintos e outros pequenos detalhes.

 

 

Um conjunto de máscaras adesivas permite o mascaramento tanto das transparências quanto das rodas e ainda oferece mascaras para se pintar a parte inferior das asas e lemes horizontais, que tem uma borda na cor da parte superior do avião.

 

Os decais, da própria Eduard, são de ótima qualidade, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro permitindo fazer as seguintes versões.

 

 

 

 

Conclusão

Ao invés de refazer o kit anterior a Eduard optou por fazer as modificações que achou cabíveis e introduzi-las nestes novos kits. Para quem quiser aplicar a maior parte das modificações está disponível para a árvore que inclui as novas asas com as estruturas de suporte, mas não há a possibilidade de se modificar as fuselagens, já que isso exigiria refazer mais duas árvores.

Pessoalmente não acho que as diferenças sejam tão significativas a ponto de se comprar a nova árvore das asas, e nem que forma de encaixe das estruturas de suporte das asas seja complicada no molde anterior. Minha experiencia com este kit, na versão anterior, é que os encaixes são tão bons que não há qualquer problema na montagem das asas.

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum