BF-110G-4 'Profipack' - Eduard 1/48 (8206)
Escrito por Júlio Martins   
Qui, 19 de Novembro de 2009 00:00
 

Eduard  8206

 

Introdução:

Recentemente lançado, o BF-110G-2 da Eduard iniciou a série G, já revisado por nós aqui:

Este lançamento é voltado à caça noturna, e atende especialmente os modelistas brasileiros, pois retrata uma das aeronaves utilizadas por Martin Drewes, um dos maiores pilotos da WWII, residente a bastante tempo no Brasil.

Quando soube do lançamento deste kit, entrei em contato com a Eduard pedindo atenção à versão do caça de Martin Drewes, tendo como resposta que eles desejavam muito sua aeronave, mas devido ao grau de incerteza que rondava, tanto a pintura quanto o armamento, foi descartado.

Mandei então indicações preparadas por Lauro Ney Baptista que podem servir para todos os amigos interessados no Sr. Drewes, e que esclareceram a Eduard, mas infelizmente não foi possível lançar a versão “agora”, precisamente por conta da posição dos Schrage Music, pois o kit da Eduard tem apenas a posição tradicional, e o Sr. Drewes utilizava-a modificada. Ficamos na torcida para uma edição especial, ou alterações futuras.

O Kit:

Na caixa de tamanho médio da Eduard, encontramos 338 peças plásticas sem rebarbas ou problemas de injeção, distribuídas em 12 galhas, sendo duas transparentes, dois sets de photoetches, máscaras para pintura do canopi e rodas, além de incríveis decais da Cartograf.

O G-4 até parece o G-2, mas tem algumas diferenças, todas bem retratadas neste lançamento. Novo nariz para acomodar os canhões de 30 mm e radar, derivas com leme aumentado, escapamento noturno, e novas fuselagens. Estes detalhes estão acomodados em 3 diferentes galhas de peças (N, T e V), não lançadas anteriormente.

Os radares disponíveis são de três tipos distintos, bastante delicados e moldados em plástico. Incrível como chegaram à isso!

A diferença da nova fuselagem está na placa de blindagem aplicada logo adiante do canopi. Este por sua vez também é diferenciado, com furos para possibilitar o posicionamento dos Schrage Music, de disparo diagonal para surpreender os bombardeiros noturnos que se aventuravam sobre o Reich.

Os photoetches também são diferenciados do lançamento G-2. Painel adequado em bom RLM 66, cintos de segurança, cadeira de tela do artilheiro, miras, blindagem do parabrisas, pedais, entre outras miudezas. Noutro set, sem pintura, temos principalmente telas das entradas de ar.

O cockpit é bastante decente e suficientemente detalhado, com laterais, rádios e armas. Painel pode ser ou em alto relevo plástico, ou utilizando o photoetch.

Na parte externa, o porão de rodas é bem detalhado, com bom trem de pouso, portas detalhadas e belas rodas. Nas asas, ailerons são moldados separados, mas profundores, lemes e flaps são fixos.

Canopi transparente sem distorções, adequados ao armamento noturno do G-4.

Instruções em livreto A4 de alta qualidade, com instruções precisas e belos profiles coloridos.

Outro detalhe que sempre encana os aficcionados é o shape das naceles e spinner, e aqui como no G-2, estão corretos. Hélices finas e adequadas também são merecedoras de destaque.

Opções de pintura:

São 4 as opções apresentadas neste lançamento, todas diferentes uma das outras:

Hptm. Wilhelm Johnen, 7./NJG6, Neubiberg, 1945
RLM76 com manchas em RLM75.

6./NJG101, Fritzlar,1945
RLM76 na lateral e por baixo, lateral superior e parte de cima das asas em RLM75, tudo coberto de “cobrinhas” em RLM83.

Stab II./NJG1, Langensalza,1945
RLM76 com camuflagem splinter nas asas e manchas laterais em RLM75.

Wr.Nr. 110087, 4./NJG3, Kjevik, 1945
RLM76 com camuflagem splinter nas asas e manchas laterais em RLM75, e asa inferior esquerda em preto.

Decais Cartograf finos, sem sobra de filme e no registro. Detalhe das condecorações da deriva onde o vermelho foge um pouco do centro, ma s isso só é bem visto aqui por conta do zoom. Ao olho nu fica tudo bem.

Conclusão:

Mais um grande lançamento, que suplanta qualquer outro 110, em qualquer escala. O alto número de peças e detalhes delicados vão requerer alguma experiência.

Imperdível!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum