F-4E Phanton II “U.S. Air Force” 1/144 – PLATZ # FC-5 2400
Escrito por Alex Lima   
Qui, 20 de Abril de 2017 00:00

alt

 

 

F-4E Phanton II “U.S. Air Force” 1/144 – PLATZ # FC-5 2400 

Item FC-5 2400

 

 

INTRODUÇÃO 

O McDonnell Douglas F4 Phantom II é uma aeronave que não necessita de maiores apresentações, a variante “E” deste famoso caça de sucesso, evoluiu da experiência de combate com os F-4C e F-4D no sudeste asiático. Constatou-se, à época, a necessidade do retorno dos armamentos de cano para a arena do combate aéreo, pois o uso exclusivo de mísseis pelos caças ainda era uma tática que apresentava certas vulnerabilidades, no contexto daquele Teatro de Operações. Assim, a versão “E” do Phantom possuía uma adaptação no nariz para abrigar o canhão Vulcan M-61, e foi esta variante a mais produzida, com quase 1400 unidades. 

Na vanguarda de todos os kits do Phantom F-4E na escala 1/144 (Minicraft, Academy, Revell, etc..), o renomado fabricante japonês lança mais uma novidade do famoso caça americano... O novo kit da Platz é bem mais preciso que seu antigo kit do JASDF F-4EJ (# PF-5) e, mesmo o recente F-4J Phantom II “U.S. NAVY” (# FC-2), lançado em 2015, está um passo atrás deste novo F-4E “U.S. Air Force”. A atual tendência dos fabricantes na escala 1/144 de oferecer um conjunto com dois kits na caixa e várias opções de decal, também está presente no kit da Platz.

a a

O KIT

Ao longo de toda a fuselagem e asas, tanto na parte superior quanto inferior há o detalhamento dos painéis em baixo relevo, os quais são muito superiores em qualidade que alguns kits mesmo em escala maior. Os pinos de alinhamento e encaixe das fuselagens e asa são um pouco exagerados e se assemelham aos de um kit “snap tite”. Rebarbas e falhas de injeção são difíceis de encontrar, para não dizer inexistentes. 

O interior do cockpit é uma barca em dois níveis com piso único contendo os painéis laterais de instrumentos. Nesta barca serão instalados os assentos em tandem com seus trilhos de ejeção, os dois painéis de instrumentos frontais, além dos pilotos. Na parte inferior da barca estão os detalhes em relevo do porão de rodas da bequilha. 

As portas dos trens de pouso permitem montá-los abertos ou fechados em condição de voo. Há mais detalhes como o tubo de pitot no nariz, as antenas na ponta do leme, luzes de formação também em baixo relevo e o gancho de parada na cauda da aeronave.

k k k k k
k k k k k

O canopy em plástico transparente permite boa visibilidade, moldado como peça única, possui 4 pontos de encaixe para facilitar o alinhamemento na fuselagem. Estes pontos que poderão ser retirados pelos modelistas mais exigentes, não chegam a comprometer o resultado final. 

A Platz também oferece os mísseis Sidewinder e Sparrow, seus respectivos cabides, além de dois tanques subalares. Nos mísseis é possível identificar pontos de injeção em suas aletas, os quais podem ser facilmente lixados.

j j j j
j j j j

O pequeno folheto de instruções em japonês, confeccionado em papel de boa qualidade, possui algumas poucas inserções e comentários em inglês, mas a montagem é simples e intuitiva. Para as marcações e pintura há o esquema colorido com três possibilidades listadas abaixo (um avião de testes e dois com a camuflagem padrão TAC - Tactical Air Command), com referências para as tintas Gunze Mr. Color e Modelmaster.  Os decalques impressos na Alemanha pela ROCKETEER DECAL são de excepcional qualidade, com inscrições e marcações precisas, a despeito da diminuta escala em que se encontram.

d d

Opções de marcação: 

- USAF F-4E, 34th TFS, s/n 70-0269, 1970; 

- USAF F-4E, 421th TFS, s/n 69-0336, 1972; 

- USAF YF-4E, 6512th TS, Edwards AFB, s/n 65-0713, 1983.

 

CONCLUSÃO 

Muitos outros Phantom na escala 1/144 foram colocados no mercado ao longo dos últimos anos, cada um com suas próprias discrepâncias de forma, ajuste ou ausência de fidelidade e, como era de se esperar, a Platz que tem se esmerado na produção de kits na escala 1/144 com excelentes exemplares  incluindo o P-51D Mustang, P-47D Thunderbolt, FW-190 e A4E/F, dentre outros, estabeleceu um novo padrão de qualidade também para este excelente conjunto do F-4E Phantom II. Altamente recomendado.

 

Agradecemos a PLATZ pelo exemplar para review!

Banner

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum