FW-190A 'Nachtjager' - Eduard 1/48 (1144)
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 13 de Outubro de 2009 00:00

Eduard 1144

Introdução:

Com a crescente Guerra noturna avançando contra a Alemanha, a Luftwaffe se viu obrigada a enfrentar esta realidade com novos materiais de emprego específico.

O primeiro passo foi a criação de novos esquadrões com o objetivo de avaliar novas estratégias. O I/NJG10 foi um dos primeiros esquadrões criados para este propósito. Seus objetivos eram: avaliar novos caças noturnos, nova eletrônica embarcada, táticas de batalha e camuflagens.

Até a entrada operacional do ME-110 como caça noturno padrão da Luftwaffe, diferentes versões do FW-190 foram testadas com a nova série de radares germânicos FuG 216, FuG 217 e FuG 218. Até mesmo alguns BF-109 foram avaliados.

Entretanto, o sucesso obtido com o BF-110 e posteriormente com o He-219 levaram ao cancelamento do programa iniciado com os 190, mas alguns esquadrões continuaram com seu uso até o final da guerra. O emprego do Würger era maior em atividades diurnas, dada a sua vasta adaptação a todo tipo de missão, de interceptador à caça-bombardeiro, atendendo melhor a demanda da Luftwaffe.

A técnica desenvolvida para o combate noturno pela Luftwaffe recebeu o nome de “Wilde Sau” , consistindo em indicações via rádio do posicionamento do inimigo para posterior engajamento de interceptadores mono-posto na caça visual do objetivo.

O kit

A qualidade dos 190 Eduard já é bastante conhecida hoje, e não adianta nos alongar sobre isso. Basta reafirmar que este é o melhor FW-190 que se pode encontrar no mercado. Correto, muito bem injetado, com detalhes impressionantes e um grande numero de peças. Para mais detalhes, veja nosso review anterior. 

O Novo “combo” foi desenhado para atender aos fãs da caça-noturna alemã, provendo o modelista de um vasto material para a construção de dois kits completos do FW-190 “Nachtjäger”. Ao abrir a caixa são encontradas 390 peças plásticas, mais dois sets completos de photoetch colorido para interior com 175 peças no total, dois sets completos de máscaras, um botom do “Wilde Sau” e decais belíssimos.

Photoethes para duas aeronaves, com painéis frontais e laterais, antenas de radar, cintos de segurança e detalhamentos diversos.

   

  As instruções padrão Eduard, em livreto A4 de papel couché colorido, lindos profiles com indicações precisas para pintura mostrando todas as visões da aeronave. 

Analisando as peças encontraremos tudo o necessário para montar qualquer Würger das principais séries, do A5 ao A8. A única árvore de peças lançada anteriormente e que a Eduard não disponibiliza nesta edição é a “B” (fuselagem e asa), encontrada somente no kit 8175 do Fw 190A-8/R-2. Tudo o mais está aqui.

A novidade, só encontrada neste kit até hoje é a galha “M”, com antenas e protetores de luminosidade do escapamento, ambos para a versão A-8/R11 "Neptune".

Mais uma vez, com bom gosto impecável a Eduard sugere versões para 6 Experten:

* A-5 10./NJG 3 'Nachtjagdkommando 190', Aalborg-West, Dinamarca, inverno, 1944
* A-6 W.Nr.550445, Major Hajo Hermann, Stab/JG Herrmann, Bonn-Hangelar, agosto, 1943
* A-6/R-11 'Neptun' II./JG 300, Lobnitz, outono, 1943
* A-7/R-11 'Neptun' Lt. Klaus Bretschneider, 6./JG 300, Rheine, março, 1944
* A-8/R11 'Neptun' Fhj. Ofw. Gunter Migge, 1./NJGr. 10, Werneuchen, 1944
* Oberst Walter Grabmann, Jagdfliegerführer Holland & 3. Jagddivision, 1943-1944

Decais fabricados pela Cartograf das lindas versões dão o toque final ao conjunto. Registro perfeito, cores firmes, finos e sem nenhum filme em excesso. Insignias, brasões e dois conjuntos completos de marcas de serviço. Notar ainda as transparências, realmente translucidas, sem oferecer nenhuma distorção. E por falar em transparências, ainda temos máscaras pré cortadas para o canopi, em fita com pouca cola, o suficiênte para não dar trabalho algum para um mascaramento perfeito.

Conclusão

Creio que esta seja uma excelente opção para os "luftmaníacos". Temos opções inovadoras na escala com o melhor e mais completo kit do mercado para o FW-190. Se não deseja um Würger noturno, basta arrumar decais ao seu gosto e tudo o que precisa está na caixa. Como dito, pode-se fazer qualquer uma das principais versões do 190 “Antom” sem precisar de nenhuma detalhe extra.

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum