Acessórios para o SE.5a 1/48 da Eduard
Escrito por Francisco Eduardo Mendes   
Seg, 17 de Abril de 2017 00:20

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Acessórios para o SE.5a 1/48 da Eduard 

 

Acompanhando o lançamento do seu novo kit do S.E.5a na escala 1/48, a Eduard disponibilizou alguns acessórios na linha Brassin e em fotogravados para atender aos modelistas mais exigentes. Vamos a eles:

 

648296 - SE.5a propeller two-blade (left rotating) 1/48

648297 - SE.5a propeller two-blade (right rotating) 1/48

 

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A entrada dos Wolseley Viper substituindo os Hispano Suiza 8Ab resultou na inversão do sentido de rotação da hélice dos S.E.5a. Com os motores “Hisso”, que tinham uma caixa de redução, as hélices giravam no sentido anti-horário, para a esquerda do piloto olhando para a frente. Com os novos motores Wolseley Viper, que não tinham caixa de redução, as hélices passaram a girar no sentido horário (para a direita) – o que deve ter gerados vários problemas para os pilotos, algo semelhante ao que passaram um quarto de século depois os pilotos de Spitfires ao converter para os motores Griffon que giravam no sentido contrário dos Merlins.

Assim, a Eduard oferece no kit e na sua linha Brassin: uma bipá “esquerda” para os motores com caixa de redução, e mais uma bipá “direita” adequada para os Wolseley Viper sem caixa de redução. Um terceiro tipo de a terceira hélice, já disponível no kit em estireno (peça B23) é uma quadripá “esquerda”, que certamente será lançada em breve na linha Brassin para compor o kit do S.E5a com a motorização “Hisso” e caixa de redução.

Complicado? Com certeza. Ainda bem que a Eduard nos oferece as diferentes possibilidades – o trabalho agora é ter a referência correta da aeronave que estamos modelando.

 

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Quanto às hélices, cada conjunto contém duas peças em resina (hélice e cubo) e mais uma pequena peça em fotogravado com os espelhos de acabamento e as travas dos cubos. As peças são finamente detalhadas e os formatos são bastante fiéis aos desenhos disponíveis. Acompanha cada conjunto um pequeno folheto de instruções, que podem ser baixado nos links:

Instruções para o 648296 (esquerdo)

Instruções para o 648297 (direito)

 

 

648298 - SE.5a radiator - Wolseley Viper 1/48

 

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O motor Wolseley Viper requeria um radiador de maior capacidade, o que levou a um novo desenho para essa peça, que dava ao S.E5a um nariz ainda mais “quadrado” que os das versões anteriores. A Eduard nos oferece um conjunto aperfeiçoado para fazermos essa área , composta de cinco peças em resina e uma folha pequena de telas dos radiadores fotogravados. As instruções podem ser acessadas neste link.

O radiador do kit já é bastante bom, mas com certeza as peças oferecidas neste conjunto agregam bastante valor ao modelo pela delicadeza da realização dos detalhes, numa área que sempre atrai a atenção nos S.E.5a.

Recomendado para quem deseja máxima acurácia sem perder muito a facilidade de montagem.

 

 

648299 - SE.5a guns 1/48

As metralhadoras do S.E.5a são um ponto constante de atração e merecem um tratamento especial. Este conjunto traz uma dúzia de peças em resina e uma pequena folha com 14 peças em fotogravado para detalhar ao extremo a Vickers e a Lewis, bem como o suporte Foster e alguns tambores de munição desta última.

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O folheto de instruções que completa o conjunto pode ser baixado neste link.

Recomendado para enriquecer ainda mais o já ótimo kit-base.

 

 

48915 - SE.5a stretchers 1/48

O cabeamento que ajudava estruturalmente os aviões mais antigos sempre foi um desafio para os plastimodelistas. Não só pela natural dificuldade de se aplicar os fios mas também pela delicadeza e fragilidade dos terminais e esticadores desses cabos, visíveis mas de dificíl reprodução fidedigna usando técnicas de scratch. Para ajudar nesse detalhe, a Eduard oferece pela primeira vez um conjunto de terminais e esticadores específicos para um kit (antes havia apenas folhas de esticadores genéricas, por escala).

São 114 terminais simples e 27 terminais duplos, além de dois gabaritos para aplicação dos terminais em alguns pontos estratégicos (a maioria deles são sutilmente gravados no próprio plástico do kit). Como os terminais são furados, o processo de estaiamento do avião fica bastante simplificado, bastando passar o fio pelo furo e fixá-lo com uma gotinha de cianoacrilato. As instruções da Eduard podem ser acessadas neste link.

 

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Creio que o processo será ainda mais fácil se o modelista usar um fio elástico como os da EZ Line ou da Uschi Van der Rosten. Uma vez fixado o fio, não esqueça de ajustar o alinhamento dos esticadores com o auxílio de uma pinça. Pode ser também interessante aplicar uma pequena gota de cola branca ou CA nos esticadores montados, de modo a dar uma impressão mais “3D” nessas peças que são planas – esticadores de verdade não o são. Uma gotinha de tinta cor de bronze deverá dar o toque final.

Trata-se de uma adição muito interessante que pretendo experimentar quando for montar este kit (o que, espero, será logo). Recomendado para os modelistas mais exigentes.

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

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