Spitfire Mk XVI Dual Combo 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 29 de Março de 2017 00:10

2117

 

O Spitfire MK XVI era o mesmo MK IX equipado com um motor Packard-Merlin, fabricado nos EUA. Como havia diferenças nas peças de reposição do motor, preferiu-se dar a ele uma nova designação para evitar confusão na logística das peças de manutenção. Externamente a única diferença era o tamanho da pequena bolha sobre o capo do motor. Os MK XVI, cujo motor tinha melhor desempenho a baixa altitude, foram na sua maioria equipados com asas cortadas e a partir de 1945 fabricados com canopy tipo bolha.

Como de hábito, para marcar o lançamento de uma nova versão, a Eduard lança o MK XVI num dual combo, dois kits completos, sendo um com o canopy tradicional e outro com o canopy tipo bolha. As arvores com detalhes genéricos são as mesmas já vistas no review do MK IX, a novidade são as duas arvores contendo as novas fuselagens e as capotas do motor. Ao contrário do mesmo combo na 1/48 que continha dois tipos de asa, este tem a mesma asa para ambas as variantes, a do tipo inicial, o do tipo final tinha uma segunda bolha para acomodar a diferença de geometria do trem de pouso.

As novas arvores seguem o mesmo padrão das anteriores, linhas de painel finas e bem definidas, rebites com excelente representação na escala, sem falhas ou marcas de injeção.

 

Sendo um kit Profipack recebemos na caixa além dos kits completos:

Dois conjuntos de fotogravados coloridos para detalhamento do interior, com painel, cintos, grelhas e outros pequenos detalhes.

 

 

Dois conjuntos de máscaras ajudar na pintura das rodas e transparências.

 

 

Folha de decais de excelente qualidade, com filme fino e sem problemas de registro, que permitem fazer 8 diferentes versões, sendo 3 com o canopy tradicional e 5 com o canopy tipo bolha.

 

 

Outros detalhes e a indicação das versões oferecidas podem ser vistas no manual.

 

Para acompanhar ao lançamento da nova versão a Eduard lançou vários complementos que podem ser comprados a parte:

Fotogravados

72639 - Este conjunto inclui, banco, portas e detalhes internos do trem de pouso além de outros pequenos detalhes

 

72640 - Este conjunto inclui os detalhes internos para quem deseja fazer o flaps acionados e as portas de saída dos radiadores abertas.

Resinas

672142 - Um par de rodas com 3 furos, e uma nova bequilha, para substituir as rodas injetadas, dando mais realismo ao modelo.

 

 

672125 – Tampa do motor em peça única para substituir a do kit que vem em duas metades.

 

 

Para  aproveitar as sobras de decais, ou para só quem quer o kit básico,  a Eduard disponibiliza 4 versões Overtree 70124X 70125X 70126X e 70127X, que são caixas brancas, sem manual ou decais, incluindo apenas as arvores injetadas. Neste caso, ao contrário do combo, a Eduard oferece tanto a opção de asa inicial (early) como a asa alternativa com a segunda bolha (late). Para acompanhar estas versões é possível comprar em separado as folhas de fotogravados para ambas as versões 70124-LEPT1 e 70126-LEPT1 , que são as mesmas que vem no combo, e os conjuntos de máscaras para pintura CX469 e CX470.

 

Conclusão

 

Um belo conjunto para inaugurar a versão MK XVI, com os dois tipos mais usados e uma série de acessórios para que gosta de mais detalhes. Pena que não tenha na caixa a opção da asa late com havia no combo 1/48.

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum