Sikorsky JRS-1 - Eduard 1/72
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Dom, 19 de Março de 2017 15:29

 

alt

 

Sikorsky JRS-1 – “The Boat”

Item 2118

Eduard 1/72

 

Histórico

O Sikorsky S-43 foi um avião anfíbio de dois motores fabricado nos Estados Unidos nos anos 30 pela firma Americana Sikorsky Aircraft. O S-43 voou pela primeira vez em 1935, e era uma versão menor do Sikorsky S-42 “Clipper”. Acomodava entre 18 e 25 passageiros, com um cockpit separado para dois membros da tripulação. O S-43 era conhecido como "Baby Clipper" no serviço aéreo. Em 14 de abril de 1936, um S-43 transportando 1.100 lb (500kg), pilotado por Boris Sergievsky, estabeleceu um recorde de altitude para um avião anfíbio quando alcançou 27.950 pés sobre Stamford, Connecticut. A bordo também estava o desenhista Igor Sikorsky. Aproximadamente 53 aviões S-43 foram construídos, incluíndo exemplos de cauda dupla S-43B.

 

O modelo

Este modelo da Eduard é uma edição limitada. A injeção pertence a Sword, assim como algumas partes de resina. A Eduard incluiu Fotogravados (com algumas partes pré pintadas), máscaras e algumas partes de resina.

Por ser molde da Sword, é preciso tomar cuidado ao destacar as peças. A junção delas é muito grosseira e podem danificar peças pequenas. O piso do interior possui dois pontos de injeção falhos, e precisam ser lixados e consertados. O modelo possui baixo relevo e transparências bem moldadas, com pouca distorção. A Eduard providenciou Máscaras para todas as partes transparentes e os pneus.

O interior é completo, com cockpit e área dos passageiros com todos os assentos (em resina) e cintos. Por ter muitas janelas, talvez possa ver algo depois de fechado. Na ré da fuselagem encontram-se os assentos dos tripulantes com uma pequena escada de acesso, que pode ser montada aberta para visualização.

A folha de fotogravados ajuda em muito no acabamento e substituição de pequenas peças injetadas.

Os motores da Sword são em resina, e a Eduard complementa os detalhes com os spinners também em resina.

O trem de pouso é bem detalhado, mas infelizmente exige muito cuidado. Não possui pontos de encaixe, e é dividido em cinco partes. Não é indicado para principiantes.

 

alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt

 

 

O manual do modelo é em cores, em papel de boa qualidade, tamanho A4, muito bem ilustrado e com indicações de pintura para sete aeronaves (cinco delas para a carreira operacional da mesma aeronave).

alt alt

 

A – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, 1938-1939

B – JRS-1, Bu.No. 1193, VJ-1, Guantanamo Air Base, Cuba, December 1938

C – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, Pearl Harbour, February 1942

D – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, Summer 1943

E – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, 1943 – early 1945

F – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, NACA Langley Memorial Aeronautical Laboratory, May 1945 – November 1946

G – JRS-1, Bu.No.1192, VJ-2, circa 1939 – 1940

 

alt alt alt alt alt alt alt

 

 

Os decais são impressos pela Eduard, finos e possuem bom registro. Alguns dos cintos do modelo são em forma de decal.

 

alt

 

Além do manual, o modelista terá um livreto, tamanho A4, em cores, de 27 páginas, com histórico, fotos, profiles, e um walkaround em cores do avião em restauração no Smithsonian Institute.

alt

 

alt alt

 

 

Conclusão:

Belíssimo modelo de um avião pouco comum. Apesar do molde da Sword apresentar as deficiências de uma injeção short run, a Eduard trás os complementos para contornar isso. Dificil mesmo é escolher o esquema de pintura. O livreto é uma pérola a parte. Será com certeza uma bela aquisição para a coleção.

 

 

 

 

 

 

Eduard 72642

JRS-1 Upgrade

 

alt

 

Este conjunto vem complementar o modelo do Sikorsky JRS-1 (S-43). Não está incluso no modelo.

 

alt

 

O que era bom, recebe uma melhora em detalhes. O conjunto trás detalhes para o cockpit, porão do trem de pouso, motores e minúsculos detalhes aplicados na fuselagem e asas, dando mais acuracidade ao modelo.

 

alt alt

 

Como sempre, a qualidade dos fotogravados da Eduard se faz presente e dá mais realismo no acabamento.Com certeza é um item importante para modelistas que se preocupam com a perfeição dos detalhes.

Muito bem recomendado.

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum