Sikorsky JRS-1 - Eduard 1/72
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Dom, 19 de Março de 2017 15:29

 

alt

 

Sikorsky JRS-1 – “The Boat”

Item 2118

Eduard 1/72

 

Histórico

O Sikorsky S-43 foi um avião anfíbio de dois motores fabricado nos Estados Unidos nos anos 30 pela firma Americana Sikorsky Aircraft. O S-43 voou pela primeira vez em 1935, e era uma versão menor do Sikorsky S-42 “Clipper”. Acomodava entre 18 e 25 passageiros, com um cockpit separado para dois membros da tripulação. O S-43 era conhecido como "Baby Clipper" no serviço aéreo. Em 14 de abril de 1936, um S-43 transportando 1.100 lb (500kg), pilotado por Boris Sergievsky, estabeleceu um recorde de altitude para um avião anfíbio quando alcançou 27.950 pés sobre Stamford, Connecticut. A bordo também estava o desenhista Igor Sikorsky. Aproximadamente 53 aviões S-43 foram construídos, incluíndo exemplos de cauda dupla S-43B.

 

O modelo

Este modelo da Eduard é uma edição limitada. A injeção pertence a Sword, assim como algumas partes de resina. A Eduard incluiu Fotogravados (com algumas partes pré pintadas), máscaras e algumas partes de resina.

Por ser molde da Sword, é preciso tomar cuidado ao destacar as peças. A junção delas é muito grosseira e podem danificar peças pequenas. O piso do interior possui dois pontos de injeção falhos, e precisam ser lixados e consertados. O modelo possui baixo relevo e transparências bem moldadas, com pouca distorção. A Eduard providenciou Máscaras para todas as partes transparentes e os pneus.

O interior é completo, com cockpit e área dos passageiros com todos os assentos (em resina) e cintos. Por ter muitas janelas, talvez possa ver algo depois de fechado. Na ré da fuselagem encontram-se os assentos dos tripulantes com uma pequena escada de acesso, que pode ser montada aberta para visualização.

A folha de fotogravados ajuda em muito no acabamento e substituição de pequenas peças injetadas.

Os motores da Sword são em resina, e a Eduard complementa os detalhes com os spinners também em resina.

O trem de pouso é bem detalhado, mas infelizmente exige muito cuidado. Não possui pontos de encaixe, e é dividido em cinco partes. Não é indicado para principiantes.

 

alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt

 

 

O manual do modelo é em cores, em papel de boa qualidade, tamanho A4, muito bem ilustrado e com indicações de pintura para sete aeronaves (cinco delas para a carreira operacional da mesma aeronave).

alt alt

 

A – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, 1938-1939

B – JRS-1, Bu.No. 1193, VJ-1, Guantanamo Air Base, Cuba, December 1938

C – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, Pearl Harbour, February 1942

D – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, Summer 1943

E – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, 1943 – early 1945

F – JRS-1, Bu.No. 1063, VJ-1, NACA Langley Memorial Aeronautical Laboratory, May 1945 – November 1946

G – JRS-1, Bu.No.1192, VJ-2, circa 1939 – 1940

 

alt alt alt alt alt alt alt

 

 

Os decais são impressos pela Eduard, finos e possuem bom registro. Alguns dos cintos do modelo são em forma de decal.

 

alt

 

Além do manual, o modelista terá um livreto, tamanho A4, em cores, de 27 páginas, com histórico, fotos, profiles, e um walkaround em cores do avião em restauração no Smithsonian Institute.

alt

 

alt alt

 

 

Conclusão:

Belíssimo modelo de um avião pouco comum. Apesar do molde da Sword apresentar as deficiências de uma injeção short run, a Eduard trás os complementos para contornar isso. Dificil mesmo é escolher o esquema de pintura. O livreto é uma pérola a parte. Será com certeza uma bela aquisição para a coleção.

 

 

 

 

 

 

Eduard 72642

JRS-1 Upgrade

 

alt

 

Este conjunto vem complementar o modelo do Sikorsky JRS-1 (S-43). Não está incluso no modelo.

 

alt

 

O que era bom, recebe uma melhora em detalhes. O conjunto trás detalhes para o cockpit, porão do trem de pouso, motores e minúsculos detalhes aplicados na fuselagem e asas, dando mais acuracidade ao modelo.

 

alt alt

 

Como sempre, a qualidade dos fotogravados da Eduard se faz presente e dá mais realismo no acabamento.Com certeza é um item importante para modelistas que se preocupam com a perfeição dos detalhes.

Muito bem recomendado.

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum