A5M2b Wingsy kits 1/48
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 01 de Fevereiro de 2017 20:16

 

Item D5-01

A Wingsy Kits é um novo fabricante Ucraniano e escolheu como seu primeiro lançamento o Mitsubish A5M, neste caso o modelo 2b. A escolha não poderia ser melhor, este foi o primeiro caça monoplano embarcado da Marinha Imperial japonesa (e do mundo), e é considerado o primeiro avião realmente moderno e independente de desenhos estrangeiros, produzido no Japão. Desenvolvido por uma equipe de engenheiros liderada por Jiro Horikoshi que foi o mesmo projetista que depois desenvolveria o muito mais conhecido A6M Zero, o A5M (codinome aliado Claude) rapidamente mostrou suas qualidades nos combates nos céus da China, garantido a superioridade aérea japonesa.

Foto do livro Mitisubish A5M CLAUDE, de Tadeusz Januszewisk, editora Mushroom pág. 32

O kit

O kit da Wingsy Kits vem numa caixa com uma bela ilustração na tampa, com perfis coloridos e detalhes internos representados nas laterais (uma pena que tenha sido ligeiramente danificada nos correios). A tampa na verdade encobre uma segunda embalagem de papelão reforçado, que contém o kit. A embalagem além de reforçada é espaçosa o que evita os danos no transporte. Dentro da caixa encontramos as oito arvores, todas num único plástico transparente. Dentro deste, em outro plástico menor, estão as transparências e a folha de fotogravados.

O manual é em preto e branco, papel comum, contendo o mapa das árvores, as instruções passo a passo com desenhos claros e bem definidos e a vistas para pintura e aplicação de decais. A indicação das cores segue os códigos das tintas Gunze. O manual pode ser baixado aqui.

 

 

A primeira coisa que chama a atenção ao se verificar as peças é a riqueza de detalhes das superfícies, o rebitamento das chapas é representado de forma clara e delicada, perfeitamente adequado a escala. O leme vertical e os ailerons são moldados em peças separadas o que facilita o seu posicionamento em posição diferente da neutra, o mesmo não acontece com os profundores, quem quiser mexer na posição deles vai ter que fazer uma pequena cirurgia no kit. Os flaps são moldados fechados na asa, mas é assim que aparecem em todas as fotos que vi dos avião pousado. Todas as peças têm a mesma qualidade na representação dos detalhes, e o conjunto todo montado dará uma ótima impressão.

 

O interior do modelo é bastante detalhado, assento, painéis laterais, detalhes no piso, pedais de acionamento do leme, manetes, manche e mesmo as metralhadoras estão muito bem representados por peças injetadas e alguns complementos de fotogravados. O painel de instrumentos pode ser representado de duas formas diferentes, peça injetada pintada (ou complementada com o decal fornecido) ou o painel em fotogravado complementado pelos instrumentos gravados em acetato. Uma vez montadas todas as peças formam um único conjunto que será inserido dentro da fuselagem, o que facilita muito a montagem.

 

 

O motor é outra parte que chama a atenção, feito numa peça única é muito bem detalhado e tem como complemento os tubos de óleo e coletor de escapamento injetados e outros detalhes em fotogravados aqui o único senão é que será preciso abrir a saída dos canos de descarga. A hélice é muito bem representada, mas vai ser preciso cuidado na remoção da peça da árvore já que tem pontos de contato nas pás.

 

 

O trem de pouso pode ser montado com ou sem as coberturas das rodas que são moldadas em duas metades. Acompanha o kit duas bombas e um tanque externo de combustível com os suportes , tudo bem detalhado e com complementos em fotogravados. A inclusão de peças para o trem de pouso sem as coberturas das rodas indica a possibilidade de um futuro A5M4K, versão biplace de treinamento.

 

 

 

A arvore de transparências contém o para-brisa (correto para a versão 2b), as lentes das luzes de navegação e a pequena janela que fica no assoalho da cabine. As peças são perfeitamente translucidas e não apresentam riscos ou distorções.

 

 

A folha de fotogravados, como já foi dito, inclui peças para a cabine, motor, painel de instrumentos, e bombas. Também inclui os acionadores do ailerons e detalhes para o trem de pouso. Algumas peças como os acionadores dos ailerons seriam melhor representas injetadas, mas podem ser facilmente substituídas por peças feitas pelo próprio modelista. Os cintos não são coloridos, mas tem bons detalhes.

 

 

A folha de decais tem ótima aparência, o filme é fino e a impressão está em perfeito registro e sem variação de cor. Os decais permitem fazer 4 versões:

  • 12 Kokutai, China 1938
  • 14 Kokutai, China 1938
  • 14 Kokutai, Península Coreana 1938
  • 12 Kokutai, pilotado pelo Oficial Piloto 1c Kyosaku Aoki, China 1938

 

 

Conclusão

Até agora o Único A5M na 1/48 de boa qualidade era o Fujimi, que teve uma nova edição lançada no ano passado. Se você comprou este modelo, sinto dizer que devia ter esperado pelo kit da Wingsy. Os detalhes, principalmente a superfície rebitada, fazem deste modelo uma escolha muito melhor.

Uma dúvida que certamente passa pela cabeça de todos: Como serão os encaixes de um kit de um fabricante totalmente desconhecido? Posso dizer que, nos primeiros testes a seco que fizemos, o kit mostrou um encaixe praticamente perfeito, com uma pequena falha na junção da asa com a fuselagem, na parte de baixo. Isso pode ser visto nas fotos a seguir, lembrando que não tem nada colado ou ajustado, foi tudo apenas preso com fitas.

 

Outro detalhe que vale a pena ressaltar é a forma de ligação das peças com as arvores, os pontos de contato são feitos nas superfícies a serão coladas. Assim as partes visíveis em um mínimo de contato com as arvores o que diminui muito a chace de se causar danos ao separar as peças.

 

  Acompanhe a montagem 

 

 

A Wingsy começou com o pé direito, escolheu um modelo pouco representado, mas sempre desejado pelos modelistas que gostam de aviação japonesa, e colocou nele uma alta qualidade de representação e acabamento. Altamente recomendado.

Ps. Vem ai o A5M4 !!!

 

Obrigado a wingsy kits pelo exemplar deste review

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum