Focke Wulf Fw 190F-8 1/72 Profipack Eduard #70119
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 13 de Dezembro de 2016 00:00

 boxt

Focke Wulf Fw 190F-8 1/72 Profipack Eduard #70119

Introdução

Os Focke Wulf Fw 190F-8 foram basicamente versões do caça Fw 190A-8 adaptados para o ataque de alvos no solo, por meio de acréscimos de blindagem e modificações no armamento como por exemplo a instalação de cabides de bombas adicionais.

Foram amplamente empregados em todos os fronts até o final da II Guerra.

 

O kit

Com o lançamento do ótimo kit do Fw 190A-8 na escala 1/72 (veja o nosso review aqui), a Eduard agora avança e disponibiliza um kit para montar a versão de caça-bombardeiro.

Uma muito bem-vinda novidade é o novo formato da caixa, maior e que acomoda sem apertos as árvores de peças do kit - edições anteriores estavam sendo distribuídas em caixas nas quais as árvores de peças mal cabiam, o que podia causar danos às peças. Muito bem, Eduard!

Várias peças são comuns a ambos os kits. Com efeito, ambos os kits trazem as árvores “A” (das peças comuns) e “D”, das transparências. O kit do F traz duas novas árvores, a árvore “B” (com armamento específico para a versão) e a árvore “F” (fuselagem, asas, leme e profundores específicos). Gosto bastante dessa abordagem de fazer árvores específicas para cada versão, ao invés de asas e fuselagens com uma infinidade de recortes e inserções que complicam a montagem e aumentam substancialmente a chance de defeitos de montagem.

 

 boxc  SpF sprB 

 

A árvore “B”, em particular, traz uma grande variedade de opções permitindo modelar uma infinidade de combinações de armamentos - além de ser um verdadeiro maná de peças sobressalentes para outros projetos. Nessa árvore temos: dispensadores AB250 e AB500, bombas SC500, SC250 e cabide de 4 x SC50, incendiária SD250 e 1 tanque suplementar de combustível. Bastante abrangente, sem dúvida. A grande variedade de opções de armamento exige decisão e atenção adicionais para o modelista nas fases iniciais da montagem. A peça da asa inferior (F14) tem nada menos de 28 locais diferentes para fazer os furos de alinhamento para os diversos cabides de bombas. Cheque bem suas referências e atenção ao fazer os furos!

O resto do kit é essencialmente o mesmo do A-8, o que indica uma montagem rápida e muito prazerosa. As instruções para a montagem podem ser baixadas a partir deste link.

Acompanha o kit uma folha de fotogravados específica para o F, com várias aletas de bombas e outros acessórios. O essencial para completar o já muito bom cockpit também está lá, assim como detalhes como as pinças do trem de pouso, etc. Uma folha de máscaras para o canopi e rodas também é oferecida e certamente facilitará bastante a pintura.

 pe dec  mask 

Duas folhas de decais, uma de estênceis e outra com as cinco opções de decoração, todas muito atraentes e bem impressas, são oferecidas:

Fw 190F-8, “Schwarz 11”, 5./SG 77, Cottbus, Alemanha, 1945

Fw 190F-8, “Rot 2”, SG 2, Hungria, 1945

Fw 190F-8, “Weiss 1”, 1./SG 4, BA de Piacenza, Itália, 1944

Fw 190F-8, Yellow 14, SG 2/SG 10, Neubiberg, Alemanha, 1945

Fw 190F-8, Yellow K, SG 10, Ceske Budejovice, Tchecoslováquia, 1945

 

 s1 s2  s3 
s4  s5 

Em particular, gosto bastante do RLM 79/80 do 1./SG 4, que é parecido com o esquema proposto pelo antiquíssimo kit da Revell Brasileira que montei na juventude... provavelmente farei este.

 

Conclusão

Um excelente kit para montar um importante avião amplamente empregado nos diversos fronts que a Luftwaffe operou na II Guerra. A imensa diversidade de esquemas de pintura e armamentos disponíveis fazem do Fw 190 A-8 um campo quase infinito para o modelista exercer seu talento. Já tendo montado (e gostado muito!) um modelo do A-8, posso recomendar com tranquilidade este kit para qualquer modelista que aprecie aviação da II Guerra na 1/72 e tenha um mínimo de traquejo com fotogravados, peças pequenas e esquemas de pintura mais intrincados.

Para os que desejarem aproveitar a extensa folha de decais, a Eduard oferece por tempo limitado uma edição “Overtree” desse mesmo kit (70119X), que traz por um custo substancialmente menor apenas as peças de plástico (árvores  A, B, D e F), sem instruções, decais, fotogravados e máscaras. E, certamente, uma versão “Weekend” deverá ser disponibilizada – além de uma infinidade de acessórios para detalhar armamentos, motor, rodas, alguns já disponíveis. Haja espaço na prateleira!

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum