FW 189 A-1 ICM 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 23 de Novembro de 2016 06:53

72291

 

 

"Quando o Rama aparecia no céu, fazíamos de tudo para derruba-lo, pois assim que sumisse de vista, já podíamos nos preparar para uma chuva de artilharia. ”  Era assim que os veteranos soviéticos se lembravam do FW 189, o principal avião de observação alemão da segunda guerra. O nome Rama (moldura em russo) fazia menção ao seu desenho que com duas fuselagens interligadas pelas asas e profundor, quando visto do chão, lembrava uma moldura. Sua grande área envidraçada oferecia excelente visão para a tripulação e sua grande monobrabilidade o tornava um alvo difícil de ser atingido, quase sempre era possível fugir dos caças inimigos apenas fazendo curvas fechadas. Com uma produção de mais de 800 unidades o Fw 189, chamando pelos alemães de Fliegende Auge, (olho voador), serviu durante toda a campanha da Rússia, sendo mais um bem sucedido projeto de Kurt Tank, mais conhecido pro projetar o FW 190.

 

 

 

Até agora o Fw 189 só tinha tido duas representações na 1/72, o antigo modelo da Airfix, em alto relevo, e o modelo da MPM (lançado também sob outras marcas, como Revell e Italeri) que mesmo sendo baixo relevo tinha sérios problemas de encaixe. Agora a ICM nos apresenta um modelo totalmente novo, em baixo relevo e bastante detalhado.

 As peças têm um baixo relevo fino, sem falhas ou marcas de injeção. O interior, bem visível devido à grande área transparente, traz detalhamento do piso, painéis de instrumentos laterais, frontais e console, assento, manche, metralhadoras, containers de munição extra e outros detalhes que deixaram o modelo bastante completo. No entanto os painéis de instrumentos são apresentados apenas em relevo simples, sem muitos detalhes, nem instrumentos em decal são fornecidos. Quem quiser mais detalhes vai ter de esperar pelos lançamentos em fotogravados que certamente virão. Trem de pouso e rodas são bem representados com detalhes adequados a escala, as portas têm detalhamento interno. As superfícies de controle horizontais e verticais bem como os flaps são peças separadas e podem ser representadas em posição de acionamento. A hélice com sua forma característica é bem representada. O kit inclui ainda bombas com os respectivos cabides e escada de acesso. As transparências são excelentes, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções.

 

 

 

 

Os decais são de boa qualidade, com filme fino, sem falhas de impressão e permitem se fazer 3 diferentes versões.

 

 

  • Fw-189A-1, 5(H)/12, Poltava, Junho de 1942
  • Fw-189A-1, 11.(H)/12, Rússia, verão de 1942
  • FW-189A-1, 1.(H)/32, Finlândia, março de 1943

 

O manual é excelente, bem ilustrado, com mapa das arvores e um passo a passo com 71 etapas, que mostra com clareza cada passo da montagem. Inclui também imagens coloridas com orientação de pintura e aplicação de decais.

 

 

 

Conclusão

Um ótimo lançamento da ICM, que vem trazer um novo kit deste avião interessante com todos os detalhes que permitem as novas tecnologias de injeção. Altamente recomendado

 

Obrigado Hobbyeasy pelo envio deste kit para review !

Hobby Easy

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum