A-20B/C with UTK-1 turret - Special Hobby 1/72
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Sáb, 19 de Novembro de 2016 19:06

 

alt

A-20B/C Boston with UTK-1 turret

Special Hobby item SH 72337

Escala 1/72

 

Histórico

Em 1937 a USAF concluiu que as performances de seus aviões de ataque monomotores não eram mais suficientes. Portanto uma competição foi assinada pedindo por um novo avião de dois motores nesta categoria. A Douglas Co. venceu a competição com seu Modelo 7B. O desenho original foi subsequentemente modificado, parcialmente de acordo com requerimentos franceses também. A França e outros países Europeus pediram estas máquinas sob a designação DB-7A. Todas as máquinas eram impulsionadas por motores R-1830. Quando a França capitulou, os pedidos restantes foram enviados para a RAF, que os designou como Havoc Mk.I. Ambas, RAF e USAF, requisitaram uma performance melhor; então a Douglas desenhou o Modelo DB-7B impulsionado por motores R-2600 com aumento de potência. No início a USAF recebeu um pequeno lote de A-20A Havocs impulsionados por motores com super-compressores, os então A-20Bs e A-20Cs. Estas versões diferiam uma da outra principalmente pelo formato da área envidraçada no nariz. O A-20B tinha vidros em forma de degrau, enquanto no A-20 essa área seguia uma linha diagonal. Ambas as versões foram também pedidas pela RAF que os designou como Havoc Mk.III e Mk.IIIA respectivamente. Além disso, estas máquinas também foram usadas pela SAAF, RAAF e Brasil. Como parte do programa de empréstimo, a União Soviética também os recebeu. Na Rússia, os A-20B/C eram frequentemente adaptados para receber as torretas UTK-1 produzidas localmente, ou outro tipo de armamento e equipamento capaz de cumprir com as necessidades do front Leste.

 

O modelo

É Injetado em baixo relevo fino e sem rebarbas, mas deve se ter cuidado ao separar as peças pois possui pontos de injeção em estruturas muito finas, incluindo antenas e as pás das hélices; vem acompanhado de duas partes em resina e uma pequena folha de Fotogravados; é bem detalhado mesmo em peças simples, como podemos ver nas portas do trem de pouso, onde o modelista encontra os detalhes internos das mesmas (coisa difícil de se ver na maioria dos modelos). O interior possui excelentes detalhes, representando painéis de instrumentos, laterais da cabine, rádios, armamento e até mesmo a mira no nariz. O trem de pouso é bem representado com todas as estruturas, mas requer um certo cuidado na montagem por causa da fragilidade. A carlinga tem a opção de poder ser montada “aberta”. A torreta UTK-1 é montada em duas partes e tem a adição de pequenos detalhes da folha de Fotogravados. Seu armamento possui excelentes detalhes, incluindo o pente de munição em resina.

Infelizmente o modelo não tem o corte na fuselagem para a montagem da peça suporte (em resina) da Torreta; a fuselagem é de um modelo B/C, com o corte próprio da peça envidraçada; O modelista deve então recortar a área da fuselagem no tamanho exato da peça suporte da torreta, o que não é nada prático.

Infelizmente também, é a falta do porão de bombas.

 

alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt

 

 

As transparências são bem moldadas e sem distorções, e vem com todas as peças, incluindo sobras.

 

alt alt alt

 

 

O manual é muito bem feito e explicativo, com os desenhos coloridos onde serão pintados, e suas indicações de cores Gunze. Possui o esquema de pintura em cores para dois aviões:

- A-20B , White 20, 8th BBAP, 221st Bomber Aviation Division, 1944-45

- Boston Mk.III (A-20C), Yellow 5, Unknown Unit, VVS, 1942

 

alt

 

alt alt

 

 

Os decais são finos, possuem bom registro e são produzidos pela Aviprint. Além das marcações, vem com as linhas “Walk way”.

 

alt

 

 

Conclusão:

O modelo da Special Hobby é muito superior aos antigos Matchbox/Revell, mas não aconselho para iniciantes, por causa da tarefa de “recortar” a fuselagem, e também pela fragilidade na montagem do trem de pouso. Fora isso, ele representa muito bem o A-20 e merece destaque na coleção. Esta versão com a torreta incomum o torna um modelo muito interessante. Melhor ainda para os amantes da aviação Russa.

 

Obrigado Hobbyeasy pelo envio deste kit para review !

Hobby Easy

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum