Fokker E. V Wekeend Edition - Eduard 1/48 (8480)
Escrito por Júlio Martins   
Qua, 19 de Agosto de 2009 00:00

Eduard Item 8480

 

Histórico:

O Fokker E. V é uma aeronave de combate alemã com asa parasol, projetada por Reinhold Platz e construída por Fokker-Flugzeugwerke. Entrou em serviço ao final da Primeira Grande Guerra mas não obteve grande sucesso por conta de várias falhas na asa. Com asa remodelada, foi rebatizado como Fokker D. VIII.

A primeira vitória do novo modelo veio com o Tenete Emil Rolff em 17 de agosto de 1918, mas dois dias depois, a asa se quebrou em pleno vôo e o tenente veio a falecer.

Outro detalhe interessante do E. V é que coube a ele a última "kill" da Grande Guerra.

289 aeronaves foram construídas, e no pós-guerra, várias foram tomadas como "troféus" pelas nações vitoriosas.

O Kit:

Na ótima e tradicional caixa dura da Eduard, um kit bastante simples que me encantou logo ao abrir a caixa. São 68 peças em plástico oliva claro de ótima qualidade. Temos duas asas, sólidas, sem necessidade de unir metades. Uma para o original E.V e outra para o remodelado D. VIII.

Apesar da aparente simplicidade do cockpit, ele é completo, com toda a delicada armação estrutural dentro da escala. Montado se revelou uma bela peça, que infelizmente se tapa quase completamente.

Esta aeronave é daquelas com fuselagem entelada, apenas com reforço estrutural ao lado do cockpit. Toda a parte externa apresenta os relevos da tela pressionada contra a estrutura tubular, muito legal!

O motor é bem detalhado e simples como nas aeronaves desta época, basta uma pintura metálica e um bom wash que ele vai ficar legal.

As instruções apresentam passos rápidos e não me deixaram em dúvida de nada, apenas de qual asa usar. Elas são praticamente idênticas! Eu não sei qual é a do E. V ou a do D. VIII, mas a Eduard sabe e podia ter informado.

Decais são da Cartograf e aplicam como um sonho. Os instrumentos do cockpit ficaram ótimos com apenas uma gotinha de Future para formar o vidro.

Na versão Wekeend, apenas uma versão de pintura é oferecida, mas em compensação é linda! Todo em amarelo e preto com as asa em verde escuro, era a aeronave do Tenente Theo Osterkamp, Marine Feld Jagdstaffel II, Belgica, 1918. Gostei muito!

Altamente recomendado para qualquer modelista! Recomendo principalmente para aqueles que desejam iniciar com os kits da WWI e tem receio por conta dos cabos estruturais, justamente por que este E. V quase não os tem!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum