KI-67 Bomber - Hasegawa 1/72
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Qui, 17 de Novembro de 2016 20:00

 

alt

 

Mitsubishi Ki-67 - Hasegawa 1/72

Item 02205

 

Histórico

 Em Dezembro de 1939, o Exército Imperial Japonês encomendou a Mitsubishi Aircraft uma pesquisa no desenvolvimento de um novo bombardeiro pesado. A encomenda pedia que o novo design usaria o novo motor Ha-104 que superaria o bombardeiro Type 97 in todas as áreas de performance, incluindo velocidade máxima, velocidade de cruzeiro e altitude e a habilidade de manter a manobrabilidade mesmo transportando carga completa de bombas. Com o design pronto para as especificações, o IJA encomendou um protótipo em fevereiro de 1941. A Mitsubishi ficou entusiasmada com o projeto, superando as especificações incluindo a capacidade de bombardeio em mergulho e ataque a baixa altitude no seu design., assim como adicionou proteção para os tanques de combustível e adicionou aspectos estruturais que facilitariam a produção em massa. O protótipo ficou pronto em Dezembro de 1942, e outros 17 foram construídos para pesquisa com munição variada. A linha de produção começou em março de 1944 e o primeiro avião oficial saiu da fábrica em Agosto. A munição nos modelos de produção incluíam o armamento defensivo de metralhadoras de 12,7mm na frente, nas laterais e na cauda, uma torreta dorsal de 20mm e um porão de bombas com capacidade para 800kg. Por causa das mudanças na natureza do combate no front, logo todos os aviões foram convertidos para Torpedeiros. Como no porão de bombas não cabia os grandes torpedos de 1.070kg, então tiveram de transportá-los em uma posição exposta, fora do porão. Mais tarde, alguns aviões receberam um radar de alerta e Radar altímetro, mas nem todos os aviões puderam usá-los. O Hiryu viu sua primeira ação como Torpedeiro com o 98th Group do IJN fora da costa de Taiwan em outubro de 1944.

O Hiryu avião de longo alcance especial foi desenvolvido para ser capaz de lançar ataques desde o Japão até as bases de B-29 em Saipan. O alcance estendido foi alcançado eliminando a torreta dorsal, as metralhadoras laterais e frontais, adicionando tanques de combustível descartáveis sob as asas e incluindo um tanque extra na parte de trás da fuselagem.

 

O kit

A Hasegawa nos trás uma edição limitada deste avião na versão de bombardeiro de longo alcance do 14th Flight Regiment. A diferença neste modelo está na ausência da torreta superior e a instalação de tanques subalares nas asas.

Injetado em finíssimo baixo relevo, o modelo possui bons detalhes em seu interior, com o piso injetado de ponta a ponta, sendo que alguns dos detalhes jamais serão vistos depois de fechado. A carlinga pode ser montada com as escotilhas na posição “aberto”; o porão de bombas também possui a opção de deixar as portas em “aberto”, e o armamento consiste das 15 bombas de 50kg Ta-Bomb. Muitas metralhadoras não serão usadas neste modelo por causa da versão (assim como algumas partes), e os pneus possuem um discreto efeito “peso”. As partes extras no modelo consistem em peças de resina cinza de dois tanques subalares, bem detalhados, e a capota que substitui a torreta superior. As hélices são montadas separadas e encaixadas posteriormente em um pequeno anel de borracha colocado por dentro da estrutura do motor. Isso facilita ao modelista poder pintar o modelo sem as hélices.

 

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

 

Apesar de ter muitos detalhes, o modelo não parece apresentar dificuldades para montar, observando-se as instruções bem explicativas. Infelizmente sofre com a típica ausência de detalhes internos no porão do trem de pouso e suas portas.

As transparências são bem moldadas, sem distorções, e algumas não serão utilizadas para esta versão. Para melhor acabamento na pintura veja as máscaras de pintura da Eduard (item CX068).

 

alt alt

 

 As partes extras  são produzidas em resina cinza

 

alt

 

A folha de decais é o padrão Hasegawa, com bom registro, sem erros, com os decais para os painéis de instrumentos do cockpit, mas sem stencils. Possui os esquemas para três aviões, todos do 14th Flight Regiment:

- 1st Squadron Irumagawa Air Field, Saitama Pref. Aug. 1945

- 2nd Squadron Irumagawa Air Field, Saitama Pref. Aug. 1945

- 1st Squadron Nitta Air Field, Gunma Pref. Aug. 1945

 

alt

 

 

 

Conclusão:

Um belo modelo para os amantes da aviação japonesa da segunda guerra. Muito superior ao antigo kit da ARII. Veja também a versão Torpedeiro, item 00951. Recomendado sem dúvidas.

 

 

Obrigado Hobbyeasy pelo envio deste kit para review !

 

Hobby Easy

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum