Bf-109 G-6 Early Eduard
Escrito por Julio Martins   
Qui, 17 de Novembro de 2016 17:52

82113

 

 

Todo modelista que se preze conhece, de longe, o perfil do famoso BF-109, e tem, ao menos alguns em sua coleção, não é mesmo? Nas mãos dos “Experten” alemães e pilotos de várias nacionalidades alinhadas ao Eixo, tornou-se o grande vetor de caça tedesco, reconhecido e temido por todos os seus oponentes.

A Eduard iniciou sua série de 109’s com um grande escorregão, lançando o um kit fora de escala. E aqui se deve fazer uma honrosa intervenção: Por ser a Eduard, a grande empresa que todos admiramos, retirou tudo do mercado fazendo um grande recall. Refez todo o kit, consertando os detalhes reclamados anteriormente pelos modelistas, e criou um novo molde, agora com tudo no lugar!

Então vamos ao kit! Trata-se do produto 82113 da Eduard, BF 109 “Early”, ou seja, o modelo inicial. Já temos um review aqui na APRJ do modelo “Late” 82111, que você pode acessar aqui.

O que tem de novo neste lançamento? Os decais e os fotogravados.

 

 

 

 

 

A série de BF 109 da Eduard, ao menos estes que já tivemos a oportunidade de revisar aqui na APRJ, são tão completos e vem com todas as peças para você preparar, tanto um G5, quanto as variações do G6 e até mesmo um 14! Tendo decais extras, você prepara o que quiser com estes kits. Kit perfeitamente injetado, sem marcas ou rebarbas, com 186 peças em cinza e 14 transparências, um set de fotogravados coloridos, uma folha de máscaras para o canopy e decais de excelente qualidade. De todas estas peças, mais de 70 não se aplicam ao modelo em questão (G6 Early). Detalhes da superfície do modelo são o que há de melhor no mercado hoje. Linhas de painel baixas e detalhes de rebites bastante sutis, adequados à escala.Como dito anteriormente, a Eduard colocou nesta caixa praticamente todos os detalhes para toda a série dos “Gustav”. Não sou especialista em 109, mas ao meu olhar, está tudo aqui, fora detalhes específicos, como antenas de caça noturna e filtros tropicais. Aí também já seria demais né?

Temos três tipos de capota Erla dos “Late”, duas capotas do “Early”, quatro parabrisas diferentes, três modelos de hélice, quatro modelos de pneus, três lemes e derivas diferentes, gondolas para canhões externos.... Luxo!

Todas as superfícies móveis são apartadas, proporcionando montagem na posição que você preferir.

Cockpit altamente detalhado já no plástico. Fotogravados com cintos de segurança, painel, instrumentos e alavancas diversas completam o conjunto, que pode atingir alto nível de detalhamento sem a necessidade de nenhum item extra, fazendo deste kit um verdadeiro campeão.

Instruções de montagem e pintura em livreto tamanho A4, com páginas de papel couche de alta qualidade, e impresso em cores. Muito bonito!

Versões de pintura:

  • W.Nr. 15919, Maj. Hermann Graf, CO of JGr 50, Wiesbaden – Erbenheim, Setembro de 1943
  • W.Nr. 20499, Lt. Erich Hartmann, CO of 9./JG 52, Nove Zaporozhye, Outubro de 1943
  • W.Nr. 18107, U z. Georg Amon, 7./JG 53, Sicilia, Junho de 1943
  • W.Nr. 440190, Lt. Alfred Hammer, CO of 6./JG 53, Wien – Seyring, Fevereiro de 1944
  • W.Nr. 160756, U z. Rene Darbois, I./JG 4, Santa Maria, Julho de 1944

 

 

 

Conclusão:

O kit é fantástico, não há dúvidas quanto a isso.

A Eduard é muito esmerada com seus produtos, e a primeira coisa que se nota é a alta qualidade do kit em sí, depois o conteúdo da caixa multimídia, com fotogravados e máscaras de pintura que agregam muito valor, além dos decais que estão num patamar bem além da média de mercado.

Altamente recomendado para plastimodelistas com alguma experiência, devido ao alto número de peças e detalhes. Quem quiser se aventurar numa experiência de alto nível, este é o kit!

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum