Heinkel He-219 1/72 Platz
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 07 de Outubro de 2016 00:00

 

Item AE-1

 

O He 219 da Platz é um relançamento do molde da Dragon de 1991, apesar da idade o kit ainda tem ótimas características, baixo relevo fino, peças bem injetadas com detalhes nítidos e com poucas rebarbas. O interior é pouco detalhado, como era a característica da época, contendo apenas o básico, assento, painel de instrumentos em decais e uns poucos detalhes laterais. Os motores também são simplificados e moldados dentro das naceles, o que não chega a ser uma desvantagem já que praticamente nada deles pode ser visto depois do kit montado. O trem de pouso e rodas são bem detalhados representando bem as peças originais. A folha de fotogravados que acompanha o modelo é diferente do original da Dragon, contém apenas um tipo de antena, mas representa a barbeta ventral corretamente como uma peça sólida como era nas versões de 2 a 7. As pás das hélices são peças individuais e devem ser montada com cuidado já que não existe qualquer pino guia que facilite o seu correto posicionamento, apenas uma imagem no manual mostrando o ângulo em que se deve monta-las.

 

 

 

 

A Platz fez um novo manual, o que é uma vantagem se consideramos que os manuais da Dragon são conhecidos pelas imprecisões e falta de detalhes em alguns passos, no entanto, como de resto em todo o kit, tudo está escrito apenas em japonês, o que faz perder parte de sua funcionalidade. Acompanha o manual, numa folha separada e colorida como guia de pintura com a indicação das três versões possíveis e cores com códigos da Mr. Color e Model master. Como está tudo em japonês, podemos saber apenas que as versões são:

  • He-219 A-2 G9+TH
  • He-219 A-5 G9+DB
  • He-219 A-7 G9+CH

 

 

A folha de decais é de boa qualidade com filme fino e decais com registro perfeito e inclui além das marcações as espirais dos cubos das hélices, ainda que nenhuma das versões mostradas na indicação de pintura apareça com estas espirais.

 

 

A transparências são de boa qualidade sem riscos ou distorções e incluem o farol e as luzes de navegação. Apenas um dos canopys se aplica as versões oferecidas nesta caixa.

 

 

Um adendo a este modelo feito pela Platz e que não constava do kit da Dragon, são os pesos para que que o modelo fique corretamente sobre o trem de pouso triciclo. São 6 peças no total já moldadas de forma a se encaixarem dentro do modelo. Uma para o bico, quatro para os motores e mais uma para a fuselagem, no total quase 50 gramas o que fará o modelo ficar bastante pesado, felizmente os trens de pouso são peças bastante grossas e devem suportar a carga extra.

 

 

Conclusão

Apesar da idade do molde o kit ainda tem ótimas características além de ser o único kit em baixo relevo nesta escala. Os pesos fornecidos pala Platz, já prontos para serem encaixados dentro do modelo, são uma excelente adicional. Altamente recomendado para quem quer um bom modelo deste avião muito interessante.

 

 

M72-36 e MS72-1

 

 Como extras para o modelo a Platz oferece, de forma avulsa, dois complementos bastante úteis ambos produzidos pela Eduard.

 

M72-36

Um conjunto de fotogravados com duas folhas: a primeira colorida para representar o interior da aeronave que inclui cintos, painel de instrumentos e detalhes para a lateral da cabine. A segunda folha em metal sem pintura, traz detalhes para os porões de rodas, grelhas de ventilação, tubos para o óleo do freio e o segundo tipo de antena para o radar.

 

 

MS72-1

Um conjunto de máscaras em papel auto adesivo para facilitar a pintura do canopy e rodas.

 

Conclusão:

Ambos os complementos serão bastante úteis para melhorar ainda mais o bom kit da Platz.

 

Agradecemos a PLATZ pelos exemplares deste review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum