KTO ROSOMAK "The Green Devil" - IBG 1/35
Escrito por Edson Alves   
Qua, 28 de Setembro de 2016 00:00

Item 35032

O VEÍCULO:

O KTO ROSOMAK é a versão polonesa do transporte de tropas Patria finlandês, e está sendo produzido em diferentes versões. A versão em questão está sendo usada pelo Exército Polonês no Afeganistão, após ser equipada com a necessária proteção adicional anti-rojões, e foi apelidada pelos talibâs de 'Green Devil'' (Diabo Verde) pela sua resiliência, resistência e poder de fogo. Ah, verde porque foi com essa cor que eles inicialmente chegaram lá, sendo posteriormente pintados com uma cor mais adequada ao cenário local.

O KIT:

A polonesa IBG tem uma linha de bons kits de veículos da Segunda Guerra Mundial. Este é seu primeiro lançamento dedicado à militaria moderna,  um veículo local que vem ganhando destaque no cenário militar atual. Talvez por isso a IBG  tenha se utilizado do que há de mais moderno em moldagem e injeção, e o resultado é espetacular.

Interior e suspensão completos, excelente detalhamento (mesmo nas menores peças), peças vazadas, marcas de injeção devidamente escondidas e ausência de rebarbas. São 16 árvores em cor caramelo, uma árvore de transparências, dois conjuntos de fotogravados, uma folha de decais e um jogo de rodas, tudo devidamente acondicionado em sacos plásticos e guardado dentro de uma grande caixa de papelão grosso e resistente  para proteção máxima das peças.

 

Tomou-se o cuidado de reproduzir as inúmeras placas anti-derrapantes do casco e torre (muito comum nos veículos de hoje em dia, mas  esquecido por muitos fabricantes), além dos pontos de fixação de blindagem adicional. O mesmo cuidado foi dado aos vários sensores, visores, escotilhas e hélices para deslocamento na água.

O compartimento dos soldados e motorista também são muito bem detalhados - destaque para o painel do motorista e banco das tropas.

O compartimento do motor também é detalhado, mas será preciso cortar o casco para mostrá-lo.

As rodas são injetadas e divididas em três partes, o que propiciona um excelente detalhamento das mesmas, sem qualquer marca de emenda na banda de rodagem.  O mesmo se aplica o todo o conjunto de suspensão, que recebeu a mesma atenção nos detalhes por parte da IBG.

 

O canhão, ainda que seja  de plástico, é muito bem injetado, e já vem com a abertura do cano furada!

 

 

Muitos legais são as molduras das telas de proteção foguetes.

 

O conjunto de transparências abrande os faróis, sua cobertura e os vários visores de periscópios, e são muito bons.

 

Os fotogravados contém grades do motor, alguns outros detalhes e principalmente as telas de proteção anti foguetes. Vão requerer um certo cuidado no manuseio, mas o efeito final vai ficar bem legal.

 

Os decais são produzidos pela inglesa Techmod, e permitem fazer um de três modelos diferentes.

 

As instruções são bem legais, feitas com imagens 3D permitindo uma melhor visualização da colocação da peças. Só existe uma opção de pintura, para as três marcações diferentes.

Como presente adicional, uma folha em papel especial com a ilustração da caixa, dará um belo postêr.

CONCLUSÃO:

Um belíssimo kit de um importante veículo atual, com uma qualidade que não deixa nada à dever aos lançamentos da MENG, TAKOM, BRONCO e outras! Nota 10 para a IBG, e aguardemos as já prometidas outras versões do Rosomak.

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

alt

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum