TBM-3 Avenger - Hobby Boss 1/48
Escrito por Luiz Fragelli   
Qua, 05 de Agosto de 2009 00:00
 

Item no. HB-80325

Histórico

O Grumman Avenger foi concebido como resposta a requisição da Marinha americana por uma aeronave que pudesse operar a partir de navios porta-aviões, voar a uma velocidade superior a 300 milhas por hora, possuisse autonomia acima de 1000 milhas, e que pudesse levar torpedos e bombas, realizando missões de ataque e patrulha.

Projetado para substituir o já obsoleto Devastador, o protótipo do Avenger (Vingador) realizou seu primeiro vôo em 8 de dezembro de 1941, um dia depois do ataque japonês a Pearl Harbour, vindo daí o seu nome.

A versão TBM-3 foi desenvolvida em princípios de 1944, e graças ao aumento de potência de seu motor, podia operar sem restrições em porta-aviões menores, muito usados no Atlântico Norte.

Os TBM-3 foram produzidos pela Eastern Aircraft, compania criada pela General Motors, que usou sua planta de automóveis em Nova Jersey para fabricá-los durante a guerra.

Essa nova versão começou a equipar os esquadrões em fevereiro de 1945, e substituiu o TBF-1c na linha de frente por volta do verão do mesmo ano.

O modelo da Hobby Boss

Ao abrir a caixa de 45 X 29 X 9cm logo percebe-se o cuidado na embalagem das 8 árvores de estireno, separadas em 5 pacotes de plástico, e das partes transparentes, estas dispostas separadamente, protegidas por um reforço de cartolina, e envoltas também em sacos plásticos, evitando assim arranhões.

As instruções são claras e vem em duas folhas dobráveis.

O plástico é de boa qualidade e a injeção é caprichada, com linhas e rebites em baixo relevo fino e delicado. Mas o que impressiona mesmo ao analisar o kit é o fato dele possuir a opção de ser montado com as asas dobradas, e com flaps separados.

Fazendo uma montagem a seco percebe-se que os encaixes são muito bons, e a forma encontrada para a colagem das asas em posição de recolhimento é altamente engenhosa e eficaz, não devendo dar dores de cabeça para o modelista, mesmo para os menos experientes.

A Hobby Boss nos oferece o painel de instrumentos correto para esta versão, e nova hélice, com pás mais largas, característica do TBM-3.

As partes transparentes são finas e cristalinas, com a opção de fazer a parte da frente e do meio abertas ou fechadas, sendo que a cúpula do artilheiro é moldada em uma única peça, muito bem feita e sem distorções.

Como armamento temos como opção um torpedo, quatro bombas de 500 libras, quatro bombas de 100 libras, dois tanques auxiliares externos, um tanque de combustível interno ejetável, localizado no compartimento de bombas e oito foguetes mk.5 (armamento standard nos TBM-3).

Há duas pequenas ressalvas que gostaria de comentar sobre o kit; a primeira delas é o fato dele apresentar as metralhadoras das asas em posição protuberante, o que não é correto em nenhuma versão do Avenger, facilmente corrigível, exigindo apenas que se corte a metralhadora e se faça um furo com uma broca fina em seu lugar. A segunda ressalva é a falta de detalhes das partes internas das asas, se as representarmos dobradas. Com alguma boa vontade, estireno, alguns fios de cobre e referências, podemos fazer facilmente os detalhes em scratch.

As tres versões de pintura oferecidas são apresentadas numa folha colorida, em frente e verso, com indicações de cores correspondentes as tintas Mr.Hobby, Vallejo, Modelmaster, Tamiya e Humbrol.

Os decalques são finos e bem impressos. Tive uma boa impressão deles, apesar de nunca os ter experimentado. Vem dentro de um plástico selado.

Considerações finais

O primeiro pensamento que eu tive ao saber do lançamento deste kit foi o seguinte: mais um Avenger 1/48, mesmo depois do modelo da Accurate, considerado por muitos como o kit definitivo do avião? Quanta pretensão!

Mas me aguardava uma boa surpresa quando finalmente tive acesso ao modelo.

O kit da Accurate continua sendo um bom kit, mas o kit da Hobbyboss é tão bom quanto, com o diferencial de podermos representá-lo com as asas dobradas, sem termos de recorrer a caros e complicados sets de conversão de resina.

Muito boa e original a iniciativa do fabricante asiático, mesmo que já tenhamos no mercado o bom modelo da Accurate, que afinal de contas, já mostra sua idade de mais de dez anos.


Agradecemos a LUCKYMODEL pelo modelo deste review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum