Lysander Mk.III Profipack - Eduard 1/48 (8290)
Escrito por Henrique Castro   
Seg, 12 de Setembro de 2016 00:40

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Lysander Mk.III Profipack - 1/48

Eduard (8290)

O Avião

Como resultado de uma especificação de 1934 para uma aeronave de reconhecimento de campo de batalha e cooperação com o Exército, o Lysander foi projetado para fornecer a seus dois tripulantes o melhor campo visual possível à frente e dos lados, especificamente quando em direção ao solo. Foi, portanto, planejado em torno de uma fuselagem robusta que suportava um grande cockpit envidraçado sob a asa de configuração alta. O primeiro de dois protótipos voou em junho de 1936, e a produção compreendeu o Lysander Mk I (169 aeronaves) para operação a partir de junho de 1938; o Lysander Mk II (517) com motor Bristol Perseus XII de 905HP; Lysander MK III (517) com motor Mercury XX; e a versão melhorada do Mk III, o Lysander Mk IIIA (347). A partir de 1941, o modelo foi aumentado e usado como rebocador de alvo (100 novas aeronaves TT.Mk IIIA complementando 70 conversões) e para transporte de agentes para a Europa.

Fonte:

AERONAVES de caça e de reconhecimento 1939-1945. São Paulo: Abril coleções, 2010.(Coleção Armas de guerra, 1).

O kit

O Kit é do tipo profipack, contando portanto com alguns acessórios. Na caixa encontram-se cinco grades de peças, sendo uma transparente; uma folha de  fotogravados; uma folha de decais; uma folha de mascaramento; dois pequenos conjuntos de peças de resina (que não estavam presentes no exemplar que recebemos para esse review); e o manual. É possível montar as versões Mk. III ou Mk IIIA. No caso da primeira, há três marcações disponíveis nos decais, sendo duas delas de operações especiais. Já para a versão Mk. IIIA há duas marcações disponíveis. Todas as opções são de aviões operados pela RAF, que realizaram operações de apoio a resistência francesa e outras ações de unidades da British Special Forces.

Versões (clique para ver a paleta):

Lysander Mk. III RAF, Gatwick AB, 1940/41

Lysander Mk. III SCW RAF, Tempsford AB, 1942

Lysander Mk. III SCW RAF, Tempsford AB, 1944

Lysander Mk. IIIA RAF, Dunino Airfield, Scotland, 1942

Lysander Mk. IIIA RAF, Great Britain, 1941

O interior é muito bem detalhado, e é um dos destaques do kit. O interior do Lysander possui uma estrutura bastante complexa e interessante, que está bem representada e oferece uma ótima experiência de montagem. A metralhadora pode ser construida com peças de resina e PEs, permitindo assim um excelente resultado. O tanque de combustível que fica entre o piloto e o artilheiro também é uma peça com boas linhas e é a partir dele que toda a estrutura do interior é construída, oferecendo assim, além de uma estrutura muito convincente, uma boa experiência de montagem. A folha de fotogravados completa o detalhamento com cintos, alavancas, pedais, painéis e várias outras melhorias. Há também algumas peças do fotogravado para serem usadas na parte externa do kit. A capota do artilheiro pode ser montada aberta, o que favorece a visualização desses detalhes no modelo. As peças transparentes que formam o canopy são excelentes, apresentando boa transparência, nenhuma marca indesejada e frames bem representados. A folha de decal, da própria Eduard, aparenta boa qualidade, contando vários stencils. O manual é colorido, com 12 folhas no padrão A5 e atende com facilidade a comprensão das etapas da montagem.

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O kit apresenta uma injeção de excelente qualidade, o que é importante no caso do Lysander, considerando a complexidade de sua estrutura, envolvendo partes de metal e lona, formando assim uma diversidade de linhas e detalhes na sua fuselagem, característica que tornaria trabalhosa qualquer correção. O motor apresenta uma montagem pouco usual, com os 9 cilindros injetados em peças independentes. A montagem do motor necessita ser complementada com algumas tiras finas de plástico ou outro material que simule essas pequenas hastes. As medidas exatas estão presentes no manual de montagem. A montagem do canopy e a fixação correta das asas é provavelmente a parte mais difícil do trabalho, mas o manual favorece com medidas da posição inicial e final de cada uma das peças que formam o canopy, para que todas fiquem adequadamente alinhadas e as asas se posicionem corretamente. O kit conta com uma escada de acesso para o artilheiro e com um tanque de combustível externo que era usado nas versões de operações clandestinas, como voos noturnos para a infiltração de agentes na França ocupada, ou mais para o final da Guerra, em voos com sabotadores para Alemanha.  

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Uma outra novidade para quem deseja ter o Lysander em sua coleção é que já está disponível na Eduard a versão Overtrees desse kit. Nesse caso é oferecido apenas as grades de peças injetadas, sem decais ou qualquer acessório, o que é ideal para quem deseja montar uma versão diferente das opções disponíveis no kit profipack, ou para quem já adquiriu o profipack e deseja aproveitar as sobras da folha de decais para montar um novo modelo. O preço do Lysander na edição Overtrees é muito convidadito, e como se trata de um avião com inúmeras pinturas atrativas, certamente é uma opção que agrada bastante.

Clique aqui para acessar a versão Overtree: Lysander Mk. III OVERTREES 1/48

Conclusão

Trata-se de um excelente kit, com um bom nível de detalhamento e que monta um avião com características que se destacam facilmente em qualquer coleção da Segunda Guerra Mundial. Não se trata de um kit de fácil montagem, portanto não é recomendado para iniciantes, principalmente devido ao complexo canopy e interior, mas as soluções do kit são boas e nas mãos de modelistas mais experientes o kit possibilita um resultado excelente. Altamente recomendado.

 Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

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