Acessórios 1/72 para o Spitfire Mk.IXc Late da Eduard
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 06 de Setembro de 2016 00:40

Acessórios 1/72 para o Spitfire Mk.IXc Late da Eduard

 

Com o lançamento da sua nova família de Spitfires na escala 1/72, a Eduard segue a tradição e lança concomitantemente uma série de acessórios para agregar ainda mais valor ao já excelente kit, que analisamos recentemente (veja o review aqui).

Vamos a eles:

 

Rodas

 

 r0

672106 - Spitfire Mk. IX wheels - 5 spoke, smooth tire 1/72

672107 - Spitfire Mk. IX wheels 5 spoke, w/ pattern 1/72

672108 - Spitfire Mk. IX wheels 4 spoke, smooth tire 1/72

672109 - Spitfire Mk. IX wheels 4 spoke, w/ pattern 1/72

 

De uma só tacada a Eduard resolve o problema de quem deseja fazer um upgrade nas já boas rodas oferecidas no seu novo kit 1/72 do Spitfire IX. São quatro opções, combinando os cubos de rodas de 5 raios (mais “antigos”) e de 4 raios (mais “novos”) e pneus “lisos” e “lameiros”, estes últimos mais usados nos teatros do Oriente (CBI e Austrália, por exemplo). Não esqueça de checar suas referências para adquirir o conjunto correto para o modelo pretendido.

Todos os conjuntos são compostos de um par de rodas integradas com os pneus e uma bequilha, finamente detalhados. Os pneus são moldados ligeiramente “arriados”, refletindo o peso do avião aplicado sobre eles. Completa cada conjunto uma pequena folha de máscaras adesivas para simplificar o trabalho de pintura. As instruções dos conjuntos podem ser acessadas no site da Eduard.

 r1  r2  r3
 r3  r5  r6

 

 

Recomendado pelo detalhamento e pela facilidade de instalação, agregando valor não só ao ótimo kit da Eduard quanto para os outros kits de Spitfire 1/72 que podem, com mínimas adaptações, receber este acessório.

 

Escapamentos

 e1

 

672110 - Spitfire exhaust stacks - fishtail 1/72

672111 - Spitfire exhaust stacks - rounded 1/72

Um dos pontos mais fracos do novo kit do Spitfire da Eduard são os escapamentos do motor Merlin, que não trazem muitos detalhes e têm as suas “bocas” sólidas. Uma boa opção oferecida são esses escapamentos em resina, de fácil instalação e com um nível de detalhamento agora coerente com o resto do kit. Duas versões são oferecidas, a com bocas estilo “rabo de peixe” e as circulares – cheque suas referências para instalar o correto para o avião que se deseja modelar. Além da pesquisa prévia, o trabalho necessário será remover os blocos de resina do seu suporte, pintar a gosto e colar na posição indicada nas instruções.

 

 e1  e2
 e3  e4

 

Não apenas recomendado, considero estes conjuntos essenciais para todos os kits de Spitfires 1/72 da Eduard. Por fim, com um pouquinho de jeito, eles podem ser adaptados a qualquer outro Spitfire 1/72 que use esses estilos de escapamento.

 

672112 - Spitfire Mk. IX cockpit 1/72

 c0

 

Este conjunto Brassin, que agrega peças em resina e fotogravados, é uma pequena jóia que dá pena de montar dentro de um modelo de Spitfire dada a qualidade e a delicadeza dos detalhes oferecidos. Basicamente uma redução do magnífico interior na escala 1/48, temos nada menos que 33 peças em resina e uma folha de fotogravados com 26 peças e uma pequena folha de acetato com 3 opções de “vidros” para as miras.

Algumas das peças são opcionais, como é o caso do painel em alto relevo em resina (que pode ser substituído pelas peças em fotogravado pré-pintadas, as miras – dois modelos e suas peças são oferecidas – e dois estilos de apoio acolchoado para a cabeça (embora na maioria dos Mk.IX nenhum dos dois fossem instalados). Alguma pouca cirurgia é necessária no kit, basicamente a raspagem de detalhes do interior das metades da fuselagem, peças H31 e 32.

As instruções, bastante detalhadas, podem ser acessadas neste link.

 

 c1  c2  c3  c4
 c5  c6  c7  e8
 c10  c11  c11  c12

 

Pela quantidade e tamanho de várias peças, não é fácil recomendar esse conjunto para novatos em conjuntos multimídia. E como o interior original do kit já é bastante satisfatório, recomendo esse conjunto (que não é barato) apenas para modelistas os mais exigentes e experientes que desejem chegar perto da perfeição no seu modelo de Spitfire. Ou que, como eu, resolvam montar o conjunto como um kit à parte – eu fiz isso com um cockpit desses na 1/48 e ele foi bastante bem recebido nas exposições de que participei.

 

 

 

72623 - Spitfire Mk. IX landing flaps 1/72

 

 f0

 

Seguindo uma tradição da Eduard, este conjunto traz os flaps do Spitfire 1/72 em fotogravado para serem montados na posição arriada. Nunca é pouco lembrar que raramente os flaps do Spitfire eram vistos nessa posição, pois eles eram automaticamente recolhidos quando se despressurizava o sistema hidráulico. De qualquer forma, trata-se de um conjunto de seis peças finamente detalhado, que pode representar um desafio para modelistas menos experientes pela delicadeza das peças e pela necessidade de realizar algumas cirurgias no kit, complicadas em função da escala.

 

 f1

 

Será necessário adicionar ao conjunto alguns pedaços de plástico e arame, conforme indicado nas instruções (mas não na embalagem ou no site, um problema recorrente de conjuntos da Eduard). Verifique as instruções aqui.

Recomendado para modelistas exigentes e com alguma experiência com fotogravados que queiram detalhar essa área ao seu novo Spitfire 1/72.

 

 

72624 - Spitfire Mk. IX 1/72

 

 p1

 

Este conjunto de peças em fotogravado traz algumas adições para o kit 1/72 do Spitfire IX recém-lançado que podem ser interessantes para modelistas mais exigentes. São mais de 30 peças que compreendem:

  • O assento do piloto, seu suporte e a placa de blindagem;
  • Acabamento do suporte do regulador de voltagem;
  • Comando do acelerador e passo da hélice;
  • Pedais do leme de direção;
  • Acabamento da caverna 11;
  • Flaps dos radiadores subalares e seus atuadores;
  • Portas do trem de pouso;
  • Porta de acesso ao cockpit;
  • Suportes para as bombas subalares e um gabarito para a montagem das aletas das bombas.

Este conjunto não tem partes pré-pintadas. As instruções podem ser acessadas aqui.

Esses detalhes podem agregar valor ao já excelente kit da Eduard para proporcionarem um modelo ainda mais acurado. Recomendado para modelistas exigentes!

 

 p1

 

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum