T-80UK e T-80UE-1 - Modelcollect 1/72
Escrito por Edson Alves   
Qua, 13 de Julho de 2016 00:10

Neste review abordaremos dois recentes lançamentos da Modelcollet, da família do T-80. Como já fizemos reviews de outros T-80 da empresa - T-80U, T-80UD e T-80BVD - e a comunalidade de árvores é muito grande, focaremos nos diferenciais destes dois kits.

T-80UE-1 - Item UA72061

O T-80UE-1 foi uma modernização dos T-80BV, feito pela Ucrânia, para atualizar este último. Na realidade, este tanque é um 'frankestein', pois quando a Ucrânia desativou seus T-80UDs (já que a Rússia não dava mais suporte no motor), mandou seus chassis para o ferro-velho, mas replantou suas torres nos chassis dos BVS, adicionando um visor termal à elas, atualizando o veículo para cenários mais modernos.

Como os outros lançamentos da Modelcollect, o kit é muito bem injetado e detalhado, e com os já tradicionais PEs e cano de metal, torna-se um destaque entre kits de outros fabricantes nesta escala. A folha de decais é de boa qualidade, e traz marcações genéricas para montar uma variedade de opções de pinturas - costume comum nas forças armadas da região. A folha de instrução é detalhada, mas requer atenta leitura pois, como já dito antes, a comunalidade de peças com outras versões nas árvores é grande, e pode causar confusão. Recomendo adotar também pesquisa adicional.

 

T-80UK - Item UA72060

O T-80UK é uma versão de comando, dotado de vários equipamentos de comunicação e suas antenas, sensor metereológico, e sistemas de navegação para adequá-lo à tarefa. Ele se tornou o principal tanque de exportação da Rússia na década de 90. Pode ser reconhecido principalmente pelos emissores do Shtora-1 (equipamento para desabilitar sensores laser de armamento inimigo) aos lados do canhão - equivalente ao usado no T-90.

Mesmo (excelente) padrão de qualidade dos outros kits, incluindo os acessórios de metal. Para mim, a maior 'falha' é a empresa não ter incluído na folha de decais (é a mesma das outras versões do T-80, veja acima) os dizeres para montar o exemplar da caixa e fotos acima.

CONCLUSÃO: mais dois lançamentos 'matadores' da Modelcollect, altamente recomendados! E no ritmo de lançamentos deles, e nesta escala, dá para montar toda uma coleção com as linhas de variantes do T-80, T-64 e T-72!

 

Agradecemos à Modelcollect o exemplar deste review

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum