Avia B-534 III.série 1/48 - Eduard Profipack (8191)
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 05 de Julho de 2016 00:00

box

Avia B-534 III.série 1/48 - Eduard Profipack (8191)

O avião

O Avia B-534 foi um dos últimos exemplares de caças biplanos, num tempo em que a aviação de combate já mostrava claramente que a sua linhagem estava obsoleta. Capaz de se haver bem contra seus pares, entre eles o Heinkel 51, o Fiat Cr.32/42 e o Gloster Gladiator, o B-534 foi completamente ultrapassado pela nova geração de caças que surgiram logo após o seu lançamento, como o Bf-109, o Hurricane e o Spitfire.

De qualquer maneira, era o que de melhor a Tchecoslováquia tinha até a sua derrota sem luta em 1938. Após a anexação pela Alemanha, parte dos B-534 foi incorporada à Luftwaffe e parte viria a compor a Força Aérea Eslovaca, aliada dos alemães.

Os B-534 participaram de ações menores na II Guerra, sem muito brilho, mas ajudaram a escrever uma importante página na história da aviação Checa.

 

O Kit

Este é um relançamento do aclamado kit da Eduard do B-534 série III na escala 1/48, que chegou às prateleiras originalmente em 2007. Os detalhes finos, especialmente das superfícies enteladas das asas e das partes metálicas, foram objeto de muitos elogios à época do seu lançamento, fazendo deste com muita vantagem o melhor kit do Avia B.534 já lançado na escala.

Este relançamento traz exatamente as mesmas opções de decoração da oferta original e somente alguns pequenos detalhes como a cor do plástico (agora cinza, ao invés do oliva claro do original), as máscaras em fita tipo kabuki (as originais eram em vinil) e os decais impressos pela própria Eduard com a tecnologia mais atual. As instruções, no padrão habitual da Eduard, muito bem executadas e claras, podem ser acessadas também neste link.

 conts  A  B  C
 D  F  Dec  PE

 

 e1  EB  EC  ED

Juntamente com a apresentação Profipack, a Eduard lançou concomitantemente uma versão Overtree do kit (8191X), contendo somente as árvores em estireno, sem instruções, decalques, fotogravados e máscaras. Por aproximadamente a metade do preço do kit “completo”, esta é uma boa opção para quem quiser aproveitar os decais que sobrarão para montar mais um exemplar a baixo custo. A Eduard também disponibilizou para acompanhar o Overtree uma folha de fotogravados (8191-LEPT1), que é a mesma que acompanha o kit Profipack.

Um problema, contudo, afeta os exemplares que recebemos, tanto o Profipack quanto o Overtree. Ambos apresentam “bolhas” nas superfícies de algumas peças, especialmente na árvore A, que contém as asas. Não sou especialista em moldagem de plástico, mas creio que algum problema surgiu na injeção ou na retirada da peça do molde, causando o efeito visível nas fotos a seguir. Nada que estrague definitivamente o kit, mas certamente exigirá um trabalho extra do modelista para recuperar o delicado trabalho da superfície original.

 

 def1  def2  def3

 

 

Conclusão

À parte dos problemas com a moldagem das peças (que esperamos sejam apenas falhas pontuais no controle de qualidade), estamos diante de um belíssimo kit de um avião pouco conhecido fora dos círculos mais versados em História da Aviação. Por tratar-se de um biplano, com os desafios naturais de alinhamento das asas e do cabeamento, não posso recomendar este kit para um iniciante. Por outro lado, e ainda mais com os mimos oferecidos na versão Profipack, este kit certamente tem tudo para agradar os modelistas mais experientes.

 

 Agradecemos à Eduard pelo envio do exemplar para review

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum