Tintas Hataka
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 15 de Junho de 2016 06:19

 

A Hataka é uma nova fabricante de tintas acrílicas e vem se destacando pelo grande volume de lançamentos baseados principalmente em conjuntos de cores específicas, muitas delas nunca lançadas antes. Recebemos para testes 4 destes novos lançamentos. As tintas vêm acondicionadas em frasco tipo conta gotas de excelente qualidade que não deixam excesso no bico nem sujam a tampa como outras tintas com este mesmo tipo de embalagem, mesmo depois de bastante agitadas. Cada frasco contém 17 ml de tinta e tem em seu interior pequenas esferas que ajudam na mistura da tinta e indicam, com seu barulho característico, que o pigmento está diluído corretamente para o uso. Cada conjunto vem numa embalagem que na parte da frente apresenta as cores contidas e no verso uma indicação de uso de cada uma delas, com período e aviões em que foram aplicadas, se for o caso.

Mesmo depois de agitar bastante o frasco, nenhum sinal de vazamento no bico.

 

O conjunto HTK-AS32 trata de cores específicas para aviões alemães usados na guerra civil espanhola

 

 

O Conjunto HTK-AS46 trata das cores específicas para o TS-11 Iskra da Força Aérea e Marinha polonesas após a adesão a NATO.

 

 

 

O conjunto HTK-AS38 trata especificamente de camuflagem de inverno para veículos alemães da segunda guerra em cinza. O conjunto contém quatro frascos: 1 com o cinza de base, 1 com o branco básico, 1 com o ativador de descascados e 1 com o branco temporário.

O conjunto pode ser usado de duas maneiras:

Para uma camuflagem de inverno pouco desgastada aplicasse o branco básico com aerógrafo e usa-se o cinza para aplicar os pequenos descascados com pincel ou esponja.

Para uma camuflagem de inverno com desgaste pesado, com aerógrafo, aplicasse o cinza, sobre ele aplicasse o ativador e por fim o branco temporário. Após a aplicação da última camada usa-se um pincel molhado em água para remover o branco temporário revelando a camada de cinza inferior.

 

 

 

O conjunto HTK-AS45 é específico para se pintar muros de tijolos, as seis cores permitem se obter uma boa variação nas cores dos tijolos bem como simular a argamassa de rejuntamento e pisos de concreto, dando realismo a representação. Na parte posterior da caixa tem uma explicação detalhada da sequência de uso das cores para se obter o efeito desejado.

 

 

 

Antes de receber estes conjuntos eu já havia trabalhado com estas tintas, os dois modelos abaixo, da IBG 1/72, foram pintados com o conjunto HTK-AS39, com cores para tanques Húngaros.

 

 

A tinta funcionou muito bem no aerógrafo, permitindo a aplicação da camuflagem em três cores a mão livre. A cobertura foi fácil mostrando a boa opacidade das cores. Como é característica das tintas acrílicas a cura superficial se dá em pouco mais de um minuto. Minha impressão utilizando este conjunto foi muito favorável, em breve vamos publicar testes com o material recebido. A montagem e uso destas cores pode ser vista em detalhes aqui

 

Agradecemos a Hataka pelo material para recebido

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum