Messerschmitt Bf-109 D - Avis 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sáb, 25 de Julho de 2009 00:00

O Bf 109 D foi o primeiro Messerschmitt a equipar a Luftwaffe em larga escala, produzido a partir de 1938 ele deveria ser equipado com um motor Daimler-Benz no entanto devido a problemas de produção foi equipado com um Junkers Jumo 210D. Os primeiros modelos foram rapidamente enviados para a Espanha onde os alemães encontravam dificuldades em enfrentar o I-16 russo. A sua carreira ativa foi curta e já por ocasião do ataque a Polônia quase todos estavam sendo retirados de serviço para dar lugar ao superior modelo E.

O modelo da Avis representa um Bf 109 D-1. É um modelo de série limitada, 'short run', e portanto tem as limitações naturais deste tipo de modelo. No total são 3 árvores de peças mais uma para as transparências e uma folha de decais com 2 versões:

O manual de instruções é simples, com instruções claras e desenhos de 4 vistas das duas versões oferecidas.

O kit é todo em baixo relevo com linhas de painel bastante finas e bem feitas, na parte de baixo de uma das asas foi feito um escurecimento nas linha para facilitar a visualização. O interior é bem simples com banco manche e painel de instrumentos simplificados, os detalhes na lateral do cockpit são feitos na própria peça e com baixa definição.

Nas peças menores é que se começa a ver a limitação do tipo de molde utilizado com perda na definição das peças.

A pior parte do modelo é sem dúvida o canopy, o plástico é grosso e mostra bastante distorção, os montantes são praticamente invisíveis.

Os decais impressos pela Decograph são de ótima qualidade, finos e muito bem impressos. A única falha que notei foi uma pequena perda de registro nas suásticas.

As duas versões apresentadas são:

- Bf 109 D-1 pilotado pelo Hauptmann Hannes Gentzen, JG 102 em outubro de 1939, Hannes obteve 8 vitórias com este avião antes de ser transferido para um Me-110 em que morreu quando numa decolagem de emergência na França em 1940.

- Bf 109 D-1 Legião Condor Espanha 1938. As instruções estranhamente não mencionam o piloto, mas uma rápida pesquisa mostrou que o avião com numeração 6o79 foi pilotado por Werner Molders. O decais estão perfeitos incluindo o nome do avião Luchs (Lince).

Conclusão:
O kit é uma edição limitada e portanto não é indicado para modelistas com pouca experiência. Com algum trabalho e considerando a boa gravação das linhas de painel, pode se fazer um bom modelo com ele.


Obrigado HOBBYTERRA pelo envio do exemplar para review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum